PREVISÃO DO TEMPO

Ar seco influencia boa parte de Santa Catarina nesta sexta-feira (7)

O padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) disponibiliza uma certa quantidade de nuvens baixas e irregulares sobre boa parte da Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 07/12/2018 às 09:35 Atualizado em 11/12/2018 às 06:24
Ilustrativa

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA 07/12/2018

Atualizado em 07/12/2018 03h15min

Segue com tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens do Oeste a Serra, por conta de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio com característica polar). O padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) disponibiliza uma certa quantidade de nuvens baixas e irregulares sobre boa parte da Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, onde ocorrem alguns episódios de chuva e garoa ocasional em momento do dia, alternando com alguns períodos de sol. Remota chance de trovoada no Norte do estado. Temperatura baixa para a época do ano durante a madrugada e amanhecer, variando entre 9 a 14ºC do Oeste ao Planalto Sul, sendo que no topo da Serra as mínimas podem atingir valores entre 2 a 5ºC com possibilidade de geada. No decorrer da tarde, máximas oscilando entre 24 a 26ºC. Queda acentuada da temperatura à noite com possibilidade de geada isolada nas áreas mais elevadas da Serra. Vento de sul a sudeste com oscilações para o quadrante leste, fraco a moderado com rajadas 40 a 60 km/h.

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (08/12): Um centro de alta pressão (massa de ar seco e frio com característica polar) localizado sobre a região Sul do Brasil, impede o desenvolvimento de nuvens carregadas proporcionando tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões. Persiste a condição de frio fora de época com mínimas oscilando entre 5 a 11ºC entre o Oeste ao Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nos setores do Planalto Norte e Litoral Norte, mínimas mais elevadas em torno de 14 a 16ºC. No topo da Serra, mínimas entre -2 a 1ºC com formação de geada ampla. Os termômetros entram em gradual elevação durante a tarde com máximas entre 27 a 30ºC no Oeste e Sul do estado sendo que nas demais áreas as máxima não passam muito dos 24 a 26ºC. Nevoeiros se fazem entre a madrugada e primeiras horas da manha.

Domingo (09/12): Um sistema de alta pressão (massa de ar seco em processo de aquecimento) favorece um belo dia de sol com poucas nuvens em todas as regiões na maior parte do dia. Intercala com períodos de muitas nuvens durante à tarde do Oeste ao Sul do estado. Os termômetros variam entre 8 a 15ºC durante as primeiras horas da manha. Geada isolada no topo da Serra com mínimas entre 0 a 3ºC. Faz calor a tarde, com máximas entre 32 a 34ºC entre o Extremo Oeste e Sul do estado. Vento de norte a nordeste fraco a moderado com rajadas de 20 a 35 km/h.

Sábado (10/12): Segue com tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens do Oeste a Serra, por conta de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio com característica polar). O padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) disponibiliza uma certa quantidade de nuvens baixas e irregulares sobre boa parte da Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, onde ocorrem alguns episódios de chuva e garoa ocasional em momento do dia, alternando com alguns períodos de sol. Remota chance de trovoada no Norte do estado. Temperatura baixa para a época do ano durante a madrugada e amanhecer, variando entre 9 a 14ºC do Oeste ao Planalto Sul, sendo que no topo da Serra as mínimas podem atingir valores entre 2 a 5ºC com possibilidade de geada. No decorrer da tarde, máximas oscilando entre 24 a 26ºC. Queda acentuada da temperatura à noite com possibilidade de geada isolada nas áreas mais elevadas da Serra. Vento de sul a sudeste com oscilações para o quadrante leste, fraco a moderado com rajadas 40 a 60 km/h.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp