PREVISÃO DO TEMPO

Ar seco predomina em boa parte de Santa Catarina com chuva na região norte do estado

Confira as informações com o meteorologista Piter Scheuer
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 17/05/2019 às 07:52 Atualizado em 17/05/2019 às 07:53
Ilustrativa

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SEXTA-FEIRA 17/05/2019

Dia de sol com poucas variações de nuvens, entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul incluindo o Sul do estado, devido à influência de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) o que vem impedindo o processo de formação de nuvens carregadas. Alternância entre períodos de céu claro a momentos de muitas nuvens ao longo do dia. Formação de nevoeiros entre a madrugada e manhã em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Serra. Chuva fraca e ocasional entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e alguns  pontos do Planalto Norte devido o transporte de umidade proveniente do oceano (circulação marítima) onde intercala com momentos de melhoria (períodos de sol). Pouca chance nas outras áreas. Mantém o risco de chuva moderada a forte na região de Joinville em direção à divisa com o Paraná (atenção com encostas e áreas sujeita a alagamentos). Temperatura mínima durante o amanhecer variando entre 8 a 12ºC no Oeste a Serra, sendo que no topo do Planalto Sul, mínima entre 0 a 3ºC com formação de geada isolada. Máximas entre 19 a 23ºC na maioria das cidades do Oeste a Serra e na marca dos 23 a 26ºC no Litoral, Vale do Itajaí e Baixo Vale do Uruguai. Vento leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas de 25 a 45 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sábado (18/05): Tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte do dia do Oeste a Serra devido à atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Alternância entre períodos de céu claro a momentos de céu nublado ao longo do dia. Chuva ocasional na Faixa Litorânea (com destaque para Grande Florianópolis ao Norte), Vale do Itajaí, Planalto Norte devido à umidade que vem do oceano (circulação marítima) onde intercala com momentos de melhoria (períodos de sol, maiores no Sul). Mantém o risco de chuva forte pontual na região de Joinville em direção à divisa com o PR. Atenção com encostas e áreas sujeita a alagamentos. Temperatura mínima durante o amanhecer variando entre 9 a 13ºC no Oeste a Serra, sendo que no topo da Serra, mínimas na marca de 5 a 8ºC. Máximas entre 21 a 24ºC na maioria das cidades do Oeste a Serra e entre 25 a 27ºC no Litoral, Vale do Itajaí e Baixo Vale do Uruguai. Vento leste a nordeste fraco a moderado com rajadas de 30 a 50 km/h.

Tendência do Tempo (Resumida) – Domingo (19/05): Tempo estável com alternância entre períodos prolongados de sol a intervalos de céu nublado do Oeste a Serra. Do Centro ao Litoral segue com tempo instável. Chuva e intervalos de melhoria com possíveis aberturas de sol, maiores na Serra e Sul. Chance de chuva forte a moderada entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte entre madrugada e manhã, melhorando no decorrer da tarde em diante. Possíveis transtornos pontuais (alagamentos e deslizamentos). Temperatura amena baixa em boa parte de SC, mais alta no Oeste e Sul.

Obs: Indicativo de frio intenso no decorrer da próxima semana (quarta-feira em diante) devido o ingresso de uma forte massa de ar seco e frio de origem polar. As últimas simulações numéricas, vem indicando uma certa divergência entre os modelos (em relação a intensidade). Nas próximas rodadas, seguimos com as atualizações para uma possível confirmação ou não. Ressaltamos que é apenas uma tendência e não uma confirmação.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp