ACIBR

Associação Empresarial de Brusque planeja o futuro

Entidade reuniu diretoria e colaboradores para traçar seu planejamento estratégico
por Assessoria de Imprensa Ideia Comunicação 18/02/2020 às 10:09
Carina Machado/Ideia Comunicação

Diretores, colaboradores e consultores da Associação Empresarial de Brusque reuniram-se na tarde e noite desta segunda-feira, 17 de fevereiro, para uma importante missão: elaborar o planejamento estratégico da entidade para os próximos dois anos. A imersão na visão e ações efetivas da ACIBr foi conduzida pelo consultor da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Osmar Vicentin.

Na oportunidade, a presidente Rita Cassia Conti enalteceu a importância do planejamento para entidade e pediu a todos leveza, fluidez e dinâmica para o bom andamento dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do período de gestão. “Foi muito importante esta participação de todos. Estiveram presentes 90% da nossa diretoria e eu sempre gosto muito dessa frase: ‘o associativismo só se fortalece quando podemos unir propósitos, renovar ideias’. Hoje conseguimos alinhar cinco diretrizes principais, que são representatividade, fortalecimento da ACIBr, inovação, melhoria do ambiente empresarial e associativismo, dentro do propósito inicial desta nova gestão. Fizemos este encontro com os consultores da Facisc, que nos conduziram, e foi realmente fantástico. Foi uma imersão no planejamento estratégico a nível macro, que vai fortalecer cada vez mais nossa atuação perante a sociedade”, frisou.

De acordo com o consultor Vicentin, a ACIBr já tem um histórico de planejamento, e seus próprios diretores atuam com planejamento em suas empresas. Isso facilita muito o trabalho, cujo maior desafio é o de inovar sem perder a essência, sem perder o ponto focal daquilo que é a razão de ser da ACIBr e daquilo que ela desenvolve de forma magistral no seu dia a dia. “A partir disso, nosso trabalho principal foi o de entender um novo contexto, quais são as principais tendências e alinhar isso com os diretores de forma a revermos as diretrizes, e assim o fizemos, partindo para a ampliação de uma nova diretriz, que vai ser trabalhar com o tema inovação. Além disso, resgatar um pouco da questão do associativismo, que é algo que a ACIBr trabalha fortemente por meio dos núcleos, mas que também há outras formas de expandir isso aos demais associados”, destacou.

Vicentin também fez questão de ressaltar que a ACIBr está num processo de crescimento forte. Seus números demonstram que na regional da Facisc, ela já vem ganhando um espaço cada vez maior na proporção e principalmente em números absolutos. “Isso é fruto do planejamento. Agora temos novos desafios. O modelo aplicado aqui é o de envolver um grupo de diretores em cada diretriz, com a equipe técnica. E em março voltamos a nos reunir para fazer a parte de desenvolvimento das estratégias, que vai culminar em grandes e bons projetos. O trabalho de hoje foi exitoso, o grupo se portou muito bem, com boas ideias e grandes avanços. E esperamos que lá na frente possamos olhar os indicadores e ver que essa diretoria fez tão bem quanto a última e melhorando ainda mais os resultados”, complementou.

Associativismo forte

A presidente Rita enfatizou ainda que é necessário que dentro do planejamento estratégico, haja cooperação entre todos e para que isso aconteça, é necessário promover o associativismo dentro da própria associação, entre diretoria e colaboradores. “Nós temos dentro da diretoria excelentes empresários e empresárias com seus talentos e competências muito elevadas, que podem fomentar muitos negócios e ideias. Mas unidos a eles, para dar o devido suporte e atuar para que essas ideias a curto, médio e longo prazos evoluam, nós temos que ter um suporte técnico, pois todos somos voluntários. Este suporte são os nossos colaboradores, que irão nos ajudar a levar adiante as demandas no dia a dia”, comentou.   

Para a diretora de Núcleos da entidade, Maria Valzete Ludvig Walendowsky, o encontro foi muito interessante porque foi consenso entre os diretores o fortalecimento dos núcleos setoriais da entidade e algumas ações que devem ser desenvolvidas e trabalhadas. “Nesta semana, inclusive, teremos uma capacitação com os coordenadores e vice-coordenadores de núcleos e levaremos a eles tudo o que já traçamos até o momento. Além disso, abordaremos o papel de cada um dentro de seus grupos e como nós vamos trabalhar daqui para frente. Então penso que o crescimento dos núcleos dentro da ACIBr terá uma representatividade maior ainda a partir dessas ações e do planejamento estratégico que está sendo desenvolvido”, esclareceu.

Imagens: Carina Machado/Ideia Comunicação

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp