CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Astrônomo Silvino de Souza participa ao vivo do Jornal da Manhã

Fenômenos atmosféricos, vida fora da terra e curiosidades sobre os cosmos foram abordados nessa segunda-feira (17/5)
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 17/05/2021 às 10:11 Atualizado em 26/07/2021 às 10:33
Ilustrativa

Desde a antiguidade o céu desperta interesse e o estudos das civilizações. Fruto desta observação inúmeras descobertas foram realizadas e outras tantas ainda estão a nossa espera. 

Recentemente, as manchetes dos jornais destacaram as observações, fenômenos e atividades espaciais desenvolvidas pelo Homem.  No Jornal da Manhã os assuntos foram explicados pelo astrônomo Silvino de Souza que pesquisa e ensina sobre os mistérios dos cosmos há 40 anos.

O astrônomo falou sobre a queda de um dos estágios do foguete chinês no oceano, além de explicar a ocorrência dos pontos luminosos vistos na região há algumas semanas. Tratava-se, segundo Silvino de Souza, dos satélites lançados pela empresa Space-X que busca criar uma rede mundial de internet. O brilho, nada mais é, do que o reflexo do sol nas placas refletivas dos equipamentos. 

Silvino ainda esclareceu o surgimento de círculo em torno da lua, o qual é chamado de Halo pelos especialistas. Trata-se da refração da luz em pequenas partículas existentes na atmosfera (cristais de gelo). O mesmo fenômeno pode ser observado em torno do sol. 

Há também teorias que afirmam ter sido uma farsa o Homem ter pisado na Lua. Porém, tais questionamentos são facilmente descartados pelo astrônomo que relata a existência de objetos deixados pelos astronautas no satélite natural da Terra. Dentre eles, placas refletivas utilizadas para medir a distância exata entre a Terra e a Lua. Os jipes lunares, inclusive, ainda estão por lá como lembra Silvino. 

A existência de vida inteligente em outros planetas também foi questionada durante a conversa. Em resposta, o astrônomo relata o possível número de planetas ainda desconhecidos e outros já descobertos que podem reunir as condições necessárias para a vida. Assim, deixando em aberta a possibilidade matemática para a existência desses seres. Algo, porém, ainda sem comprovação científica. 

Imagens: Rafael Imhof

A participação ao vivo no Jornal da Manhã coincidiu com uma semana especial para o Observatório Astronômico de Brusque. Afinal, após um bom tempo, será reaberta a visitação pública.

No próximo sábado (22/5) acontecerá observação entre às 19h e 23 horas. Pede-se a colaboração de R$ 5,00 para auxiliar na manutenção das instalações localizadas aos fundos da Faculdade São Luiz, no Centro de Brusque. Em caso de mau tempo a observação será cancelada.

O atendimento seguirá os protocolos sanitários. Será obrigatório o uso de máscara, manter o distanciamento e a utilização do álcool em gel. Os equipamentos de observação também serão higienizados para a utilização dos visitantes. 

OUÇA A ENTREVISTA:

 

 

 

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp