Brusque
Atletas do Pernas Solidárias vão abrilhantar a Santos Dumont/EsporteSC Run
Diversas histórias de superação estarão presentes no evento
por ESPORTE SC 23/06/2022 às 19:28
Imagens: Divulgação

Com mais de 500 atletas na pista neste domingo (26), a Santos Dumont/EsporteSC Run também terá a presença de um grupo especial. O evento contará com a participação de 8 cadeirantes do Projeto Pernas Solidárias.

Já conhecidos nas provas da região, eles têm ocupado cada vez mais espaço e abrilhantado os eventos de corrida com espírito de superação e alegria. A felicidade em participar de uma prova como essa é tanto para os cadeirantes que eles sequer podem ser avisados antecipadamente sobre o evento.

Muitos geralmente são comunicados apenas um dia antes da corrida. Enquanto outros só descobrem pouco antes do desafio, conforme explica Teodoro Pereira, responsável pelo Projeto Pernas Solidárias Brusque. “A ansiedade deles é tanta a cada prova que, se contarmos antes, eles não dormem e perguntam a todo momento sobre a prova”, explica. “A família geralmente avisa no sábado, pois sabe que será uma noite sem dormir. Ou acorda no domingo e vai direto, para que eles não fiquem perguntando a todo momento”, observa.

A corrida de rua é, literalmente, a “Copa do Mundo” para os integrantes do projeto Pernas Solidárias. “Muitas vezes a adrenalina é tanta que o cadeirante chega mais suado do que a própria pessoa que está conduzindo a cadeira”, ressalta Teodoro.

Sobre o projeto

O Projeto Pernas Solidárias nasceu em Brusque em 2017, baseado na iniciativa que já existia em Joinville, no Norte do Estado. Atualmente, está em várias cidades de Santa Catarina e até de outros estados do Brasil. Todos que fazem parte são voluntários, que ajudam os cadeirantes no dia a dia e especialmente nas datas das provas. Por ter CNPJ, e ser considerada entidade social, o projeto também recebe apoio de pessoas físicas e de empresas da iniciativa privada. Os valores são utilizados para custeios diversos, entre eles para ajustes, melhorias e manutenção das cadeiras de rodas. Qualquer cadeirante pode participar, independente da deficiência. “O que mais me deixa contente é a forma como Brusque abraçou o projeto. Todos abriram as portas, sejam empresas, pessoas físicas ou condutores. Também temos nosso grupo de corrida “Correr para Vencer” que abraçou muito o projeto”, destaca Teodoro.

Ele ressalta, ainda, além do bem aos cadeirantes, o quão importante e satisfatório é conduzir uma pessoa no dia do evento. “Todos ficamos felizes de ver o quão marcante isso é para eles (cadeirantes). É muito legal ver a capacidade de superação de cada um, pois para eles é vencer um obstáculo e eles sentem esse acolhimento. Vemos tantas pessoas reclamarem da vida e a capacidade deles de amarem e serem felizes, sem ter nada, porque são totalmente dependentes da outra pessoa… e eles só querem isso, precisam de pouco para serem felizes”, finaliza.

A corrida Santos Dumont/EsporteSC Run é uma organização do Jornal EsporteSC e da Academia WT Energy, com patrocínio da Appel Home Têxtil, Aradefe Malhas, Unimed Brusque, BHM Têxtil, ATL Fitness, Lemus Esportes, Fiat Trevisul, CentroSul Guindastes, Schmitt Buffet & Eventos, Intelidata e Cervejaria Kiezen Ruw. O evento ainda conta com apoio da Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Municipal de Esportes, Setram e GTB.

Programação

Santos Dumont/EsporteSC Run

25 jun. – sábado
Hora: 9h às 14h | Retirada dos Kits
Local: Lemus Esportes – Centro
9h às 17h | Montagem de tendas parceiros e assessorias
Local: Sociedade Santos Dumont

26 jun – domingo (Dia da prova)
6h às 7h15 | Concentração de atletas na Sociedade Santos Dumont
7h15 às 7h25 – Aquecimento
7h30 | Largada 5.8 e 12km
7h40 | Largada Caminhada e Dog Run
8h45 | Corrida Kids
9h00 | Cerimônia de premiação e sorteios



Assuntos: Esporte
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados