GUABIRUBA

Autor de Blumenau escreve livro sobre Pelznickel

Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel recebeu 38 exemplares dos livros
por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Guabiruba 01/04/2021 às 17:47 Atualizado em 02/04/2021 às 08:15
Divulgação

Na tarde desta quinta-feira, 01, a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel recebeu 38 exemplares dos livros “Personagens Natalinos do Vale do Itajaí” e “Regimes de Cidade - Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí”. 

Os livros fazem parte do projeto viabilizado pela Lei Aldir Blanc de Blumenau. Como mencionam Guabiruba, o autor Álisson Castro trouxe algumas unidades para o município. Na biblioteca, ele foi recebido pela superintendente da Fundação Cultural Paula Bohn e pelo presidente da Sociedade do Pelznickel Fabiano Siegel. Também entregou suas obras na Secretaria de Educação para que sejam endereçadas às escolas. 

Sinopses

Personagens Natalinos do Vale do Itajaí:

Neste livro é investigado um curioso ritual onde se destaca uma figura assustadora. Esse ritual tem sido realizado durante a celebração de Natal no Vale do Itajaí. Na primeira parte da obra, a enunciação deste personagem enquanto tradição é relacionada às tensões que marcam a institucionalização das políticas públicas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil e que promoveram o alargamento da noção de Patrimônio Cultural aos bens imateriais. Na segunda parte, a origem dos personagens natalinos é situada de modo a compreendermos os percursos que promovem suas ressignificações que implicam na relação entre familiaridade e estranhamento no Vale do Itajaí. A pesquisa de caráter interdisciplinar requereu diálogo a partir da história com outras áreas do conhecimento, sobretudo com a antropologia e sociologia, contando como sólida pesquisa que consultou bibliografia específica, sites de internet e periódicos de diversos arquivos. 

Regimes de Cidade - Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí:

O livro busca compreender o fenômeno da crescente urbanização na experiência de cidade dos habitantes de Brusque por meio de uma análise do modus operandi e projetos da gestão do prefeito Ciro Marcial Roza (1989-1992; 2001-2004; 2005-2008). Foi realizada uma sólida pesquisa no acervo de jornais e fotografias do Arquivo Histórico do Vale do Itajaí-Mirim (Casa de Brusque), no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque (Sala de Brusque Virtual) e também entrevistas com atores sociais que participaram ativamente como protagonistas no processo de transformação da cidade. 

O autor

Álisson Castro é Doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville; Pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional e Licenciado em História pela Universidade do Vale do Itajaí.

Atua desde 2011 como Historiador no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque. Sua dissertação de mestrado procurou compreender os usos e sentidos atribuídos ao Pelznickel por parte de seus praticantes no município de Guabiruba. Sua tese de doutorado buscou compreender as motivações e projetos de transformação urbana em Brusque e como as disputas pelos projetos de cidade impactaram na vida das pessoas. 

A Prefeitura de Guabiruba agradece as doações dos livros de tamanha importância para manter registrada a história do município.

Assuntos: Eventos

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp