RELATÓRIOS
Balanço Geral de 2020 é entregue ao Tribunal de Contas do Estado
O presidente do TCE, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, lembrou que esta é a segunda vez que a entrega é realizada virtualmente, por causa da pandemia de Covid-19
por Secom / Governo de SC 06/04/2021 às 05:29

O Balanço Geral de Santa Catarina, referente ao ano de 2020, foi entregue nesta segunda-feira, 5, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com o tema Enfrentamento com Resiliência e Retomada Econômica, a prestação de contas é composta por relatórios, demonstrativos contábeis e demais informações do Poder Executivo. Na abertura da sessão, o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, agradeceu ao empenho e dedicação de todos os servidores que participaram direta ou indiretamente da apresentação das contas e da construção do resultado fiscal, em especial à Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF), responsável pela publicação. “Atingimos bons resultados, apesar da pandemia e de cenários desfavoráveis. Ainda assim, destacamos as melhorias de gestão e de execução, da capacidade de investimentos, além dos serviços prestados”, enfatizou Eli.

>>> O Balanço Geral 2020 está disponível neste link 

A secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, responsável pela apresentação, complementou que foi um trabalho árduo e integrado de cada uma das pastas da Fazenda, com apoio das demais secretarias. “Este trabalho é retratado com a devida qualidade no Balanço Geral. A busca por equilíbrio entre receitas e despesas governamentais e a conquista de melhores resultados fiscais tem por finalidade possibilitar mais e melhores entregas aos catarinenses”, reforçou.

O presidente do TCE, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, lembrou que esta é a segunda vez que a entrega é realizada virtualmente, por causa da pandemia de Covid-19. A publicação passará por análise do conselheiro Luiz Roberto Herbst, relator da matéria, além dos demais membros do TCE. “Pelos números já apresentados, observamos a melhoria nas contas do Estado. Faremos a análise dos dados de 2020 e, seguindo o previsto na Constituição Estadual, o parecer prévio será emitido em até 60 dias”, declarou. 

Segundo o diretor da DCIF, Jefferson Fernando Grande, como componente central da transparência e da responsabilização, o Balanço Geral apresenta informações que não só cumprem a obrigação legal de prestação de contas aos órgãos fiscalizadores. “É importante ressaltar, principalmente, que a publicação serve para o cidadão catarinense acompanhar o desempenho financeiro, orçamentário e patrimonial do Estado neste ano atípico”, salientou. 

Acompanharam ainda a reunião os conselheiros Herneus de Nadal, José Nei Ascari, Wilson Wan-Dall e César Filomeno Fontes; o controlador-geral do Estado (CGE), Cristiano Socas; além de diretores e servidores da SEF, TCE e CGE. 

Balanço Geral

O Balanço Geral do Estado é entregue anualmente ao TCE, como prestação de contas do que foi efetivamente realizado, proporcionando ampla visão das finanças públicas. São quatro volumes, sendo que o primeiro é Relatório Contábil de Propósito Geral, que traz dados da economia catarinense e o desempenho das principais áreas do Governo, informações da gestão administrativa, orçamentária, patrimonial e financeira, indicadores fiscais e contábeis, além das demonstrações contábeis e seus anexos explicativos. 

No segundo volume, encontram-se os anexos exigidos pelas normas legais, com demonstrativos e comparativos, incluindo o Relatório de Desempenho da Arrecadação Tributária e o Relatório Anual da Dívida Pública. Já no terceiro volume está o Relatório de Atividades do Poder Executivo, com os resultados das ações governamentais. Por fim, no quarto e último volume, consta o Relatório do Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, elaborado pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados