Coronavírus

Balneário Camboriú proíbe uso de narguilé em locais públicos e pessoas em pé em bares

Medidas restritivas para diferentes estabelecimentos da cidade no Litoral Norte valem por 14 dias e foram anunciadas após interdição de locais que descumpriram regras de combate à Covid-19
por G1/SC 08/07/2020 às 14:46 Atualizado em 08/07/2020 às 14:49
Divulgação

A prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, publicou no fim da tarde desta terça-feira (7) um decreto com medidas restritivas para locais públicos, bares, restaurantes, hotéis e padarias por causa da pandemia do novo coronavírus.

Entre as restrições está a proibição de uso de narguilé em locais públicos e também privados com acesso ao público, mesmo ao ar livre. Em bares e restaurantes não será permitido ficar em pé dentro do estabelecimento, com exceção de filas para o banheiro, nem aglomeradas em frente a bares.

Balneário tem 2.181 casos confirmados de Covid-19, incluindo 22 mortes, segundo boletim do estado divulgado na noite de terça-feira.

As medidas valem por duas semanas e foram tomada após mais de 20 bares e similares serem interditados durante a pandemia por descumprirem regras de segurança para evitar a propagação do coronavírus, como o distanciamento social e uso de máscaras, principalmente na região central da cidade.

Os locais terão de atender com capacidade de 40% da lotação com os clientes sentados, com as mesas distantes pelo menos um metro e meio entre elas, e o atendimento deve ser priorizado por agendamento.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindsol) deve contratar equipes especializadas em saúde para orientar os estabelecimentos sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19, tanto entre funcionários quando entre frequentadores.

A cada três dias a Vigilância Epidemiológica da cidade deve ser avisar sobre casos de pessoas com sintomas da doença. Algumas das medidas são novas, como a proibição de narguilé, e outras complementam as regras do Estado e foram estabelecidas junto com as entidades do setor, segundo a prefeitura.

A multa para os estabelecimentos que descumprirem a regra pode chegar a R$ 5 mil e até R$ 10 mil em caso de reincidência.

O uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel devem continuar, assim como horário de funcionamento dos estabelecimento apenas entre 6h e 23h. Bandas e músicos também não podem se apresentar e casas noturnas continuam proibidas de funcionar.


Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp