FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Bolsonaro: “Esperamos que rapidamente mude o governo da Venezuela”, disse o presidente na Suíça

Esta é a primeira viagem internacional do presidente. O evento, na Suíça, reúne a elite política e econômica global para discutir a conjuntura mundial e estimular a cooperação entre governos e o setor privado
por Agência do Rádio 22/01/2019 às 06:56 Atualizado em 22/01/2019 às 07:02
Ilustrativa

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Davos, na Suíça, nesta segunda-feira (21), e disse que espera que o governo da Venezuela mude "rapidamente". A declaração foi dada após sua chegada ao Fórum Econômico Mundial. “A Venezuela está com problemas, não é de hoje. E nós esperamos que rapidamente mude o governo da Venezuela.”

Esta é a primeira viagem internacional do presidente. O evento, na Suíça, reúne a elite política e econômica global para discutir a conjuntura mundial e estimular a cooperação entre governos e o setor privado.

Bolsonaro está acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Em entrevista coletiva, Bolsonaro disse que pretende transmitir à empresários e políticos a mensagem de que a economia do país está se modernizando, com abertura comercial, segurança jurídica para os investidores externos e reformas estruturais.

“Nós queremos mostrar que o Brasil está tomando medidas para que o mundo reestabeleça confiança em nós, que os negócios voltem a florescer entre o Brasil e o mundo, sem o viés ideológico, que nós podemos ser um país seguro para investimentos e em especial a questão do agronegócio, que é muito importante para nós.”

Na noite desta terça (22), o presidente tem um jantar privado com os presidentes da Colômbia, Peru, Costa Rica e Equador.

Segundo o economista da UnB Roberto Ellery, o fórum é uma oportunidade para empresários conversarem com governantes, o que pode gerar investimentos estrangeiros na economia dos países.

“O fórum econômico é uma organização, um fórum, composto por grandes empresas do mundo inteiro, que bancam esse fórum, e que discutem problemas do mundo todo. É um ambiente em que esses grandes atores da economia global, digamos assim, empresários que decidem fluxos de capital, têm para conversar e tirar dúvidas. Então essa é uma coisa de alto nível, com pessoas importantes.”

Nesta quarta-feira (23), Bolsonaro deve participar de um almoço que discute sobre a globalização 4.0, tema do Fórum Econômico Mundial neste ano. Depois, a comitiva do governo vai voltar para Zurique, de onde embarca de volta para Brasília, chegando à capital federal na manhã de quinta-feira (24).

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp