SAÚDE

Brusque apresenta cobertura vacinal abaixo do ideal

Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação estão em andamento; Ariane Fischer participou ao vivo do JM
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 11/08/2022 às 09:49 Atualizado em 11/08/2022 às 09:59
Imagem: Rafael Imhof

A Secretaria Municipal de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade, iniciou na segunda-feira (8). No total, são 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, participou ao vivo do Jornal da Manhã desta quinta-feira (11) quando falou sobre a campanha que será realizada até o dia 09 de setembro e o dia D. em 20 de agosto.

“A vacinação é a única maneira de evitar que doenças já erradicadas não voltem. Por isso chamamos a população para levarem suas crianças com as suas cadernetas de vacinação até uma sala de vacina e conferir se as vacinas estão atualizadas. A cobertura vacinal ideal é de acima de 95%. No momento estamos com uma cobertura 82% no município e precisamos aumentar esse índice para evitar que doenças como a Poliomielite retornem”, afirma a diretora. 

População que é grupo-alvo da Campanha

- Crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias), deverão ser vacinadas conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

- Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

- De acordo com o Ministério da Saúde para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional. A vacina destina-se as pessoas acima dos 3 anos de idade. 

REFORÇO

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que de acordo com orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), a cidade de Brusque inicia na quarta-feira (20), a aplicação da primeira dose para crianças dos três aos cinco anos com o imunizante Coronavac, nesse caso, o intervalo é de 28 dias, entre a primeira e a segunda dose. E a quarta dose em pessoas com 30 anos ou mais.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a quarta dose é indicada para pessoas que tomaram a terceira há mais de quatro meses. “Ressalto que a vacina da Covid-19, tanto para crianças e adultos pode ser aplicada junto com as demais de rotina, ou da gripe. Sem contra indicação”.

Para se vacinar é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. Já as crianças precisam apresentar documento com foto, caderneta de vacinação e estar acompanhado de um responsável maior de idade, que também deverá apresentar um documento com CPF, para registro no sistema.

OUÇA A ENTREVISTA:


Confira os locais e horários de vacinação

- Na Policlínica das 08h30 às 20h

- Térreo da Vigilância em Saúde, das 08h às 11h30 e das 13h às 16h30

- Nas UBSs, das 08h às 11h30min e das 13h às 16h30, nos bairros:

- Jardim Maluche

- Dom Joaquim

- Cedrinho

- Paquetá

- Rua Nova Trento

- Águas Claras (08h às 11h30min)

- Limeira Baixa

- Planalto

- Santa Terezinha

- Santa Rita 

- Bateas

- Steffen

- São Luiz

- Ponta Russa

- Santa Rita

 

 

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp