SENAI

Brusque sediou o II Seminário Estadual de Ensino Fundamental

?Encontro reuniu profissionais do SESI e SENAI de várias regiões do Estado
por Assessoria de Imprensa Midia Press 18/07/2019 às 05:40
Divulgação

Durante dois dias a educação nas escolas do SESI SENAI esteve em discussão em Brusque, que sediou o II Seminário Estadual de Ensino Fundamental. O encontro, realizado no SENAI de Brusque, nos dias 16 e 17 de julho, discutiu a temática: “O que os estudantes estão aprendendo com o que estamos ensinando” e contou ainda com a participação de especialistas de renome  que debateram sobre o assunto. 

O Seminário reuniu cerca de 90 professores de escolas da rede de ensino da FIESC, da cidade sede e dos municípios de Criciúma, Rio do Sul e São Bento do Sul e teve como objetivo investir na educação continuada de professores e com participação ativa dos alunos, protagonismo, alinhamento, trabalho colaborativo, pesquisa e desenvolvimento da autonomia. 

“Quando se pensa em tecnologia, o ciclo se renova em muito pouco tempo e automaticamente a parte educacional precisa ser pensada em tempo integral também, por exemplo, como elas estão sendo recebidas e como se avalia isso. E o SESI tem essa preocupação com a qualidade final do ensino e esse é o momento de todos esses professores trabalharem com essa abordagem”, destaca o diretor executivo do SESI SENAI no Vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen. 

Presente no Seminário, o diretor de educação do SESI SENAI em Santa Catarina, Claudemir José Bonatto, destacou que, estas ações também fazem parte de todo um movimento no Estado deste processo de integração das unidades que buscam, “além de fortalecer um processo de qualidade, desenhar estratégias para ampliação do ensino fundamental, conectando estas metodologias ao longo dos próximos anos com as encolas de ensino médio, para que façamos parte da jornada acadêmica do estudante até o mercado de trabalho”.

Para que todo este processo seja alcançado, Bonatto destacou ainda, o que chamou de cinco pilares para a conquista desta excelência: a Infraestrutura tecnológica e física – a tecnologia representa o que há de mais moderno em recursos didáticos que devem estar inseridos no nosso ensino aprendizagem e a parte física, são melhoria nas nossas salas, laboratórios, entre outros, pois o ambiente também representa os atrativos para os alunos; o projeto político pedagógico integrado, que reúna o melhor destas duas instituições que juntas tem mais de 70 anos de atuação vitoriosa reconhecia por todos; programa de valorização dos nossos professores, como reconhecimento e desenvolvimento;  Parcerias Estratégicas, pois é muito importante que a gente olhe para o mundo e encontre parceiros e pessoas prontas para inserir no nosso processo educacional  e, por último, mas não menos importante, é o próprio Projeto de Reposicionamento da Educação. 

“A gente vai precisar olhar para o movimento de relação com o mercado,  e entender o que esta acontecendo em termos de produtos para educação e adaptar isso dentro do nosso processo de oferta para este mesmo mercado.  Saber qual o valor que a comunidade percebe em cada uma das modalidades oferecidas e olhar para o branding, para que a gente possa comunicar adequadamente para o público”, concluiu.  . 

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