COVID-19

BRUSQUE: Vacinação a gestantes e puérperas deve recomeçar na segunda

Medida segue as Notas Técnicas 019 e 020 da DIVE/SES; cidade deve receber novas doses nesta sexta-feira (14) à noite
por Secom - Prefeitura de Brusque 14/05/2021 às 10:45
Divulgação

A Secretaria de Saúde deve retomar, a partir da próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a Covid-19 em gestantes e puérperas portadoras de comorbidades com a Vacina Coronavac/Butantan. Isso será possível graças à previsão da chegada de novo lote com 700 doses do imunizante à cidade de Brusque na noite desta sexta-feira (14), para atender a este público específico. 

A continuidade da imunização destes grupos prioritários segue orientação das Notas Técnicas Nº 019 e 020 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado, que trata da continuidade da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. 

Conforme a NT 019, “em relação à vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, deverá prosseguir com as demais vacinas Covid-19 em uso no país (Coronavac/Butantan e Pfizer), considerando que o perfil de risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável”. E neste ponto, cabe ressaltar que Brusque não faz parte do rol de cidades catarinenses contempladas com o imunizante da Pfizer.

A Nota Técnica estabelece ainda, que, “para a continuidade da vacinação de gestantes e puérperas com as comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a mulher deverá comprovar a gestação ou puerpério, e a condição de risco (comorbidade) por meio de relatório médico com a prescrição da vacina Covid-19, após análise conjunta entre médico e paciente, da avaliação de riscos e benefícios do uso da vacina”. 

Ou seja, a gestante ou puérpera com comorbidade precisa passar pelo seu médico e receber do profissional um relatório que ateste a sua condição e indique a aplicação do imunizante. 

A vacinação vai ser ofertada mediante cadastro prévio no site https://agendamentos.smsbrusque.sc.gov.br/. Importante, no momento em que for receber a vacina, levar carteira de gestante, autorização médica, documento com foto, comprovante de residência e Cartão do SUS.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp