ESPORTES
Brusquense conquista bronze no Brasileiro de Downhill
Sidnei Machado participou da prova que foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro em Carlos Barbosa (RS)
por Assessoria de Imprensa Comunicar - Jornalismo 16/11/2021 às 14:08
Imagem: Divulgação

O brusquense Sidnei Machado, 45 anos, conquistou o bronze na categoria Master B2 do Campeonato Brasileiro de Downhill no último final de semana. A etapa única foi disputada na cidade de Carlos Barbosa (RS) e contou com a participação de mais de 200 pilotos de diversos estados brasileiros.

Machado conta que entre as particularidades da prova estava a desafiadora Pista do Spader, localizada na Comunidade do Sete de Castro. Conhecida pelo seu trajeto de descida muito íngreme, a pista exige bastante conhecimento e técnica do piloto. “É uma pista curta e com alguns saltos, trechos com muita pedras, inclinados e alguns off camber. Na quarta-feira quando chegamos, fizemos o reconhecimento da pista e torci o pé ao final do treino. Na sexta-feira, primeiro dia de prova oficial, fui para pista mancando, já no sábado, nos treinos da parte da manhã, comecei a me sentir melhor”, conta o piloto.

Às 12 horas de sábado começou o Qualifay, uma descida por piloto cronometrada para definir o grid de largada. Machado ficou em primeiro nesse dia, com tempo de 2:15 minutos. No domingo, novo treino e tomada de tempo oficial pela manhã. O piloto brusquense enfrentou alguns problemas com sua bike e precisou fazer algumas alterações para poder largar. Apesar dos contratempos, conseguiu concluir a prova com o terceiro melhor tempo na categoria Master B2, 2:28 minutos. “Foi minha primeira participação em um evento nacional e só tenho a agradecer a Deus, à minha família, amigos e ao pessoal da Bike Limeira pelo apoio”, comenta.

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pela Radical Sports, em conjunto com a Prefeitura de Carlos Barbosa. De Brusque também participaram do Campeonato os pilotos Renato Pereira (Elite), Flávio Hodecker (Master B2), João Augusto Hodecker (Júnior) e Caio O. Riegert (Juvenil). 

Cinco provas em 2021

Esta foi a quinta prova disputada por Machado em 2021, que começou a participar de competições de Downhill neste ano. Foram três campeonatos estaduais com dois primeiros lugares e um segundo lugar, um campeonato pan-americano com um quarto lugar e este Brasileiro, com um terceiro lugar.

Dentre as provas, a mais emblemática foi em setembro deste ano, quando o piloto brusquense marcou presença no Campeonato Pan-Americano de MTB Downhill em Sapiranga (RS) ao lado de atletas de 22 países. Na oportunidade, Machado não conseguiu o pódio, mas garantiu uma boa classificação na pista considerada uma das mais radicais do Brasil. A prova aconteceu no Morro Ferrabraz de 24 a 26 de setembro.

Agora o piloto se prepara para mais uma prova estadual, que acontece ainda este ano. 

Assuntos: Esporte
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados