Felipe Ristow
Brusquense participará de Ultramaratona Caminhos de Caravaggio
A maior ultramaratona trail do Sul do Brasil terá percurso de 217 km e passará por cinco cidades do Rio Grande do Sul
por Assessoria de Imprensa Comunicar - Jornalismo 25/11/2021 às 10:23 Atualizado em 25/11/2021 às 10:24
Imagem: Divulgação

O brusquense Felipe Guilherme Ristow se prepara para correr sua primeira ultramaratona em maio de 2022. Formado em Educação Física e com mais de 10 maratonas nacionais e internacionais em seu currículo, o atleta e educador físico do Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay foi aprovado para participar da Ultramaratona Caminhos de Caravaggio (UMCC) que será realizada no Rio Grande do Sul, nos dias 19, 20 e 21 de maio. A prova é considerada uma ultramaratona de montanha e será disputada nas modalidades solo, dupla e quarteto com uma particularidade muito importante: é preciso correr 217km em 48 horas. Ristow correrá na modalidade solo. “É uma prova nova, que teve sua primeira edição agora em 2021. Todos os atletas que querem participar precisam apresentar seu currículo de provas, que passa por uma comissão formada por atletas experientes e treinadores capacitados. Eles fazem toda análise dos dados e perfil do atleta, realizam uma entrevista, para a partir disso deliberar ou não a inscrição. Recebi a notícia há uma semana da minha aprovação e agora já darei início ao planejamento para este novo desafio”, revela Ristow.

O percurso da UMCC passará por zonas rurais e urbanas de cinco cidades, com largada no Santuário de Caravaggio em Farroupilha, passando por Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e chegada em Canela. A UMCC 217K terá seu trajeto realizado na maior parte por estradas de cascalho nos Caminhos de Caravaggio, uma nova rota de Peregrinação criada em 2019. “É uma prova bem dura, com quase seis mil metros de altimetria, isso quer dizer que teremos bastante morro no percurso. Isso tudo aliado ao fato de percorrer os 217km em 48 horas. Serão cinco pontos de apoio e controle (PAC) em locais específicos, onde teremos que passar em um determinado tempo, para poder concluir a prova no limite estabelecido de 48 horas”, comenta Ristow.

A maior motivação do atleta e educador físico é além do desafio pessoal, poder inspirar pessoas e também aprofundar seus conhecimentos em corrida, modalidade esportiva que pratica há muitos anos. “Eu sempre gostei de desafios e essa é uma prova bem desafiadora, primeiro pela distância, 217 quilômetros e pelo tempo de conclusão dela, 48 horas, algo que vai levar o corpo ao limite. O segundo ponto é o de inspirar pessoas. Diariamente aqui no Grupo do Bay vimos várias formas de incentivar as pessoas a buscarem um objetivo, percebemos que é algo contagiante entre nossos alunos, um incentiva o outro. Participar desta ultramaratona é uma forma de mostrar que quando a gente corre atrás, quando a gente se dedica, quando faz algumas transformações, quando abdica de algumas coisas para conquistar um objetivo, tudo é possível. E o terceiro ponto é a parte técnica, pois é uma prova que me tira da zona de conforto. Sou especialista em maratona e agora vou aprofundar ainda mais meus conhecimentos em corrida, para planejar toda minha rotina e planilhas de treinos para percorrer essa ultramaratona”, ressalta Ristow.

O atleta já começou a formar a equipe de apoio que o acompanhará na UCMM 217k e busca patrocinadores para auxiliarem nesse desafio. “Meu objetivo é realizar a prova entre 38 a 40 horas. A equipe de apoio será fundamental para suporte de alimentação e hidratação. Terei alguns meses de preparação e pretendo registrar essa rotina de treinos, como também fazer uma divulgação em tempo real da prova em maio do ano que vem. É uma prova que envolve além da equipe de apoio, alguns equipamentos específicos, já que são muitas horas correndo, inclusive noite adentro”, complementa.

Para a edição inaugural da Ultramaratona, realizada neste ano, foram inscritos 68 atletas na categoria solo, 14 equipes correndo em quartetos e três duplas, totalizando 130 participantes. 

Assuntos: Esporte
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados