RECONHECIMENTO

CÂMARA MUNICIPAL: Sete pessoas receberam o título de cidadão honorário

Sessão solene realizada ontem à noite (3/8) integrou programação festiva alusiva aos 161 anos de Brusque
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 04/08/2021 às 06:25
Imagem: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Brusque

A cidadania honorária é um título concedido àquelas pessoas que, vindas de outros municípios ou mesmo estados e países, prestam relevantes serviços à população da cidade. 

Para consolidar esta homenagem, a Câmara Municipal outorga as honrarias, de iniciativa parlamentar, tradicionalmente no mês de agosto, marcado pelo aniversário da fundação da Colônia Itajahy, no ano de 1860.

Sete novos cidadãos honorários foram agraciados em sessão solene realizada ontem à noite. A cerimônia integra a programação dos 161 anos de Brusque e também contou com a presença do prefeito Ari Vequi (MDB). 

Confira abaixo um breve currículo dos sete cidadãos honorários:

(Conforme informações repassadas pelos próprios homenageados)

Natural de Lidianópolis (PR), Edson Lyra nasceu em 19 de dezembro de 1963, o filho único de Erasmo Lyra e Maria Luqueria Lyra. É casado com Graciele Boing, com quem tem um casal de filhos: Nathiele Boing Lyra (28) e Nathan Boing Lyra (25). Mudou-se para Brusque pela primeira vez em 1977. Nessa fase, estudou no colégio Cônsul Carlos Renaux, trabalhou na Irmãos Fischer S/A e cursou o técnico em torneiro mecânico no Senai. De 1981 a 1983, morou em Rolim de Moura (RO), onde montou uma serraria junto de um tio, retornando depois à região Sul para estudar Administração de Empresas em Apucarana (PR). Os estudos superiores seriam concluídos na Universidade Regional de Blumenau (FURB), já que, em 1984, ele voltou para Brusque. Em 1990, abriu no município, em parceria com seu pai, a Transportadora Raly Ltda., além de um minimercado. Este último funcionou até 2000, ano em que Lyra inaugurou a Raly Multimarcas Ltda. O sucesso dos negócios o levaram a investir também no ramo de imóveis. Indicado ao título de Cidadão Honorário pelo vereador Natal Carlos Lira (DC), o homenageado receberá a honraria por meio do Decreto Legislativo nº 06/2021.

Gelson David Alves Lopes nasceu em Pelotas (RS), filho de David Gonçalves da Silva Lopes e Theresinha de Jesus Alves Lopes. Chegou a Brusque em 1986, a convite da Souza Cruz S/A, para supervisionar o primeiro frigorífico mecanizado de fumo do mundo. Em 1987, ingressou na faculdade de Administração da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), atual Unifebe. Colou grau em 1991, na primeira formatura de ensino superior realizada em Brusque. Em 1992, cursou pós-graduação em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No ano seguinte, iniciou um mestrado na mesma área pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas não concluiu o curso. Em Brusque, foi professor em disciplinas afins à Administração na FEBE, Assevim e outras instituições. Atuou em funções de supervisão e gerenciais em grandes empresas da cidade e prestou consultoria empresarial, trabalho que exerce até hoje, mesmo após a aposentadoria. Lopes é presidente da Associação de Homens de Negócios “Gideões Internacionais no Brasil” de Brusque e Região, e membro-fundador de duas igrejas. Ele é casado com Marilda Joana Vinotti Lopes, tem dois filhos, uma filha e seis netos. Indicado ao título de Cidadão Honorário pelo vereador André Batisti, o Déco (PL), o homenageado receberá a honraria por meio do Decreto Legislativo nº 08/2021.

Jandira Ceará da Costa nasceu na antiga Vila de Camboriú (SC) em 1943 e mudou-se a Brusque em 1954, acompanhada do pai, João Ernesto Cipriani, da mãe, Maria Cripriani, e de mais 13 irmãos, sendo esta considerada a primeira família negra a fixar residência no município. Desde a sua chegada na cidade, Jandira sempre cuidou de crianças de outras famílias e aos 14 anos começou a trabalhar na Fábrica de Tecidos Cônsul Carlos Renaux. Jandira foi casada durante 52 anos com Santana Ceará da Costa, falecido em 2019. Ela é mãe de Salete, Valmor, Valdecir, Janete, Claudete e Elisabete, tem 13 netos e 12 bisnetos. Até hoje é atuante no Clube de Idosos do bairro Guarani, no qual participa de atividades sociais e recreativas. A história de Jandira é marcada por resistência histórica. Sua casa sempre foi um local de acolhida da cultura e das raízes negras no município. Proposta pela vereadora Marlina Oliveira Schiessl (PT), a condecoração de cidadã honorária será concedida à Jandira conforme o Decreto Legislativo nº 09/2021.

Nascido em 1959 na cidade de Caçador (SC), Nilton Jair Proença da Silva veio a Brusque em 1987. Já com experiência profissional de radialista em sua terra natal, aqui ele trabalhou na Rádio Araguaia até 1997. Na Câmara Municipal de Brusque, ocupou o cargo em comissão de assessor de imprensa, exercendo a função de 1995 até meados do ano 2000. O caçadorense ainda atuou na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Brusque entre os anos de 1990 e 1993 e, posteriormente, entre os anos de 2001 e 2008. Entre os anos de 2006 e 2014, exerceu a função de repórter esportivo e policial na Rádio Araguaia. Silva aposentou-se em sua profissão e é casado com Isolde Arcemino. Ele tem dois filhos, Emerson André e Victor André, e duas enteadas, Bárbara Aline Heinig Mafra e Ana Cristina Heinig Schmitz. Por indicação do vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), será concedido a ele o título de Cidadão Honorário conforme o Decreto Legislativo nº 03/2021.

Proveniente do município de Taió (SC), Raul Wanderley Eble chegou em Brusque em 1982, onde iniciou o curso de Filosofia na FEBE e foi aluno interno do Seminário Filosófico de Santa Catarina (Sefisc). Logo, o taioense migrou para o curso de Ciências Jurídicas da Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí. Posteriormente, Raul ingressou na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina e concluiu pós-graduação em Direito Notarial e Registral. De sua união com a brusquense Marlete Maria Civinski, nasceu a filha Isadora Eble. Sua trajetória no Poder Judiciário iniciou em 1988, quando ingressou na Comarca de Brusque por meio de concurso público. Nesta instituição, participou do processo de desenvolvimento da urna eletrônica, protagonizado pelo município. Encontra-se lotado na Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) desde 2017. Na comunidade, atuou como voluntário da Defesa Civil no atendimento à população após a enchente de 1984 e, no esporte, presidiu a Junta de Julgamento da Liga Desportiva Brusquense (LDB), integrou os conselhos de Julgamento dos Jogos Esportivos do Sesi e dos Jogos Regionais da Fesporte e foi membro do Conselho de Julgamento dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque. Indicado pelo vereador Rogério dos Santos (DEM), Raul receberá o título de Cidadão Honorário via Decreto Legislativo nº 04/2021.

Nascido em São Paulo (SP) no dia 1º de junho de 1974, Rogério Ristow chegou a Brusque ainda criança, em 1977, na companhia dos pais, Euwaldo e Hortência Marchi Ristow, e do irmão, Sérgio. Membro de família luterana, frequentou o jardim de infância Bom Pastor e posteriormente o colégio Cônsul Carlos Renaux, de 1981 até 1992, ano em que concluiu o curso Científico. Em 1998, formou-se bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ristow iniciou nas atividades laborais em abril de 1991, no escritório de contabilidade de Hélio Habitzreuter e Acir Antônio Dirchnabel. Mais tarde, trabalhou no setor de Recursos Humanos da metalúrgica Siemsen, até 1997.  Entre 1998 e 2000, especializou-se em Direito Penal e Processual Penal pela FURB e, em 2001, deu início à carreira de professor universitário, no curso de Direito da FURB. Neste mesmo ano, passou a integrar o quadro docente dos cursos de Direito do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ele é mestre em Ciências Jurídicas pela Univali (2004) e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, de Buenos Aires. Hoje, dedica-se especialmente à docência na Unifebe e à advocacia. Além de ter publicado vários artigos científicos em periódicos especializados em Ciências Jurídicas, também lançou dois livros: “Direito Penal 1 – Parte Geral” (2011) e “No Trono de Salomão” (2015). É o titular da cadeira número 12 da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque.  Ristow já exerceu cargos públicos e participou de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Rotary Clube de Brusque, do qual foi presidente por duas vezes. Desde 2008, é casado com a advogada Jordana Cristina Staack Ristow. Indicado ao título de Cidadão Honorário pelo vereador Alessandro Simas (DEM), o homenageado receberá a honraria por meio do Decreto Legislativo nº 07/2021.

Nascido em Fortaleza (CE) no ano de 1974, Teodoro Pereira Filho e sua família passaram por muitas dificuldades ao se mudarem para o interior do Ceará. Com 18 anos, ele se mudou para o estado de São Paulo em busca de oportunidades de trabalho, mas por não ter nenhum estudo, mais dificuldades vieram. Já casado com Fabiana Maia, foi encorajado por ela e amigos a estudar a 1° série escolar. Em 2008, o cearense veio pra Brusque visitar um amigo e aqui decidiu fixar residência com a esposa, vislumbrando uma vida melhor. Já com uma filha para cuidar, trabalhou inicialmente como motoboy e em outras atividades informais, e depois como motorista de entregas em um supermercado da cidade. No ano de 2017, Pereira Filho praticava atividades físicas e organizava corridas de rua, quando teve a iniciativa de desenvolver o projeto Pernas Solidárias Brusque, uma empresa social sem fins lucrativos pela qual voluntários conduzem Pessoas com Deficiência (PcDs) em corridas. Por iniciativa do vereador Jean Dalmolin (Republicanos), Teodoro será reverenciado com a cidadania honorária via Decreto Legislativo nº 05/2021.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp