Geral

Capacitação de história é oferecida a professores da rede municipal de ensino em Brusque

Ação está incluída no projeto “Compartilhando Memórias Ressignifcando Histórias"
por Secom/ Brusque 11/08/2022 às 16:24 Atualizado em 11/08/2022 às 17:09
Secom/ Brusque

Na tarde desta quinta-feira (11), ocorreu a capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino em Brusque, no museu Arquidiocesano Dom Joaquim, no bairro Azambuja. A capacitação faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação ‘Compartilhando Memórias Ressignificando Histórias’, que visa compartilhar a história de Brusque, memórias coletivas da cidade e o conhecimento da diversidade de acervos que contam a história das migrações no município por meio de visitas guiadas nos museus Arquidiocesano e Casa de Brusque.

Em um primeiro momento, além da capacitação, os professores das turmas participantes do projeto farão uma visita guiada para aprofundar-se na história de Brusque e desta forma, preparar um material aos alunos.

Posteriormente a capacitação, alunos dos 5° anos do Ensino Fundamental da rede municipal irão participar da visita guiada aos museus acompanhados dos professores regentes, e mediadas por professores habilitados em História. No Museu de Azambuja, Edu Gevaerd Neto comandará a visita, já no Museu Casa de Brusque, Luciana Paza Tomasi irá conduzir os alunos e professores.

“O que nós estamos fazendo hoje é iniciando um projeto de trazer os alunos para visitas guiadas nos museus, dentro de um contexto de educação patrimonial, valorizando a cultura local, que é muito importante. Nesse caso, hoje nossa atividade específica é com a capacitação dos professores, que vão atuar com os alunos do 5° ano. Hoje passamos todo o contexto de educação patrimonial, da educação fora da escola, e lógico, reconhecer as atividades que serão feitas com os alunos”, explica Edu Gevaerd Neto, professor de história da rede municipal desde 2015.

O Projeto Compartilhando Memórias Ressignificando Histórias tem a finalidade de desenvolver habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Pedagógica da Rede Mundial de Educação em Brusque, trabalhando conceitos sobre Educação Patrimonial, aproximar o conteúdo histórico, e promover a cultura, diversidade, história e educação. 

João Ricardo, assessor de História, Cidadania, Ética e Religião na rede municipal, destacou a importância das visitas e da capacitação. "Nós temos um acervo de mais de 4.000 peças, e é muito interessante que os professores conheçam, saibam da história, saibam o que existe dentro dos museus, e logicamente depois trazer os alunos, para que eles possam conhecer a história de Brusque. Ainda dá para trabalhar com a interdisciplinaridade, por exemplo, o museu da Azambuja é divido em três andares, com uma parte focada em ciências biológicas, outra na história sacra, e no último andar com história e informações sobre imigrantes no município", comenta João.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp