FUTURO
Carlos Moisés e governadores do PR, RS e MS debatem planejamento para os próximos 20 anos
A reunião foi realizada no Palácio Piratini, sede do Governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre
por Secom/Governo SC 15/06/2021 às 16:43 Atualizado em 15/06/2021 às 17:15
Secom/Governo SC

O governador Carlos Moisés se reuniu na manhã e no início da tarde desta terça-feira, 15, com os gestores que compõem o Conselho de Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR) e Reinaldo Azambuja (MS). Na ocasião, foram discutidos o planejamento estratégico da região para as próximas duas décadas e ações de enfrentamento à pandemia. A reunião foi realizada no Palácio Piratini, sede do Governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e também teve a participação dos secretários estaduais da Saúde.

"Foi uma reunião extremamente importante para alinhar a união para o desenvolvimento dos quatro estados para os próximos 20 anos, bem como as nossas ações conjuntas, como a integração das divisas, a exemplo das serras gaúcha e catarinense e entre Santa Catarina e o Paraná. Também foram sugeridas ações que podem ser realizadas no enfrentamento à pandemia, inclusive a realização de aquisições conjuntas, a partir do Ministério da Saúde", afirmou o governador Carlos Moisés.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou a reunião. "Ainda temos algumas semanas que preocupam à frente e as dificuldades enfrentadas por todos os estados são similares, relacionadas ao custeio, que estão sendo discutidas com o Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, felizmente, temos um superávit que nos permite trazer recursos para enfrentar essa situação. Essa possibilidade de união para trazer segurança e saúde é importante", resumiu.

A expectativa do Codesul é contratar uma consultoria técnica para fazer um estudo de desenvolvimento integrado dos quatro estados com foco em 2040. O objetivo é identificar potencialidades e desafios comuns para traçar um plano de ação para a região. "Temos um perfil socioeconômico semelhante, por isso pensando regionalmente a gente amplifica a capacidade de desenvolvimento para além dos nossos mandatos", explicou o governador anfitrião, Eduardo Leite.

Após os compromissos em Porto Alegre, Carlos Moisés se deslocou por meio de um voo comercial para Brasília, onde tem compromissos em órgãos do Governo Federal.


Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados