ABRIL AZUL

CARTEIRA DE IDENTIDADE: Polícia Científica de Brusque terá dia dedicado para atender autistas

Campanha foi criada para atender as famílias de pessoas com autismo que alegam dificuldades para seguirem o fluxo normal de atendimento deste serviço
por Secom / Governo de SC 03/04/2024 às 06:51 Atualizado em 03/04/2024 às 10:53
Foto: Tiago Ghizoni/SECOM

Neste mês de abril, no âmbito das comemorações pelo mês de conscientização sobre o autismo, a Fundação Catarinense de Educação Especial, em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina, está organizando dias e horários reservados para pessoas com autismo receberem atendimento nas unidades da Polícia Científica de Santa Catarina para emissão da Carteira de Identidade.

Esta campanha foi criada para atender uma necessidade relatada pelas famílias das pessoas com autismo, que alegam dificuldades para seguirem o fluxo normal de atendimento deste serviço.

“Nosso objetivo é que seja apenas o início de uma parceria entre as unidades da Polícia Científica e as instituições especializadas no atendimento às pessoas com deficiência, para que todos se conscientizem da necessidade de um atendimento especial para este público”, explica a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

Com o apoio das instituições especializadas parceiras da FCEE, a campanha está sendo organizada em todas as regiões do estado. As pessoas interessadas em receberem atendimento, devem entrar em contato com a unidade regional da Polícia Científica, conforme lista neste link.

“O objetivo é tornar esse processo o mais tranquilo e confortável possível para todos os envolvidos. Ter uma identificação que reconheça as necessidades específicas das pessoas autistas pode facilitar muito o seu dia a dia tanto em situações cotidianas como em uma situação de emergência. Além disso, essa iniciativa também promove uma maior conscientização sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas autistas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e empática”, frisa a perita-geral, Andressa Boer Fronza.

A agenda dos atendimentos está sendo organizada em conjunto com as instituições especializadas de cada região. Por isso, é importante contatar a unidade regional da Polícia Científica para confirmar os locais e as datas de atendimento, além dos documentos necessários.

:: Documentação necessária

Certidão de nascimento ou casamento original ou cópia autenticada

CPF

1 foto 3×4, (caso menor de 03 anos) no padrão ICAO, recente (máximo 90 dias)

Atestado/relatório médico comprovando a situação, estando sujeita à regulamentação específica conforme órgãos competentes, conforme

modelo de requerimento no Anexo III da Portaria 018/2023/PCI 

Confira as regionais que já aderiram ao mutirão, com as respectivas datas de atendimento exclusiva para as pessoas com autismo:

01º a 05/04 – Blumenau – Posto de Identificação Shopping Park Europeu

02 a 05/04 – Rio do Sul – Polícia Científica de Rio do Sul

03/04 – Campos Novos – Polícia Científica de Campos Novos

05, 12, 19 e 26/04 – Balneário Camboriú – Polícia Científica de Balneário Camboriú

09 e 19/04 – Tubarão – Polícia Científica de Tubarão

09 a 30/04 – Jaraguá do Sul – Polícia Científica de Jaraguá do Sul

15/04 – Caçador – Polícia Científica de Caçador

15 a 19/04 – Chapecó – Polícia Científica de Chapecó

16 e 18/04 – Joaçaba – Polícia Científica de Joaçaba

18/04 – Xanxerê – Polícia Científica de Xanxerê

19/04 – Lages – Polícia Científica de Lages

22 a 26 /04 – São José e Palhoça – Unidades Polícia Científica Shopping Itaguaçu e Shopping Via Catarina

25/04 – Brusque – Polícia Científica Brusque

26/04 – Itajaí – Polícia Científica de Itajaí

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp