IMPOSTO

Cerca de 2 mil pessoas já retiram carnê físico do IPTU em Guabiruba

A distribuição iniciou em 15 de janeiro e segue até 1º de fevereiro presencialmente na Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, localizada na rua 10 de Junho, nº 1260, Centro. Já pela internet, o contribuinte pode acessar seu carnê no site www.guabiruba.sc.gov.br
por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba 21/01/2019 às 12:48 Atualizado em 24/01/2019 às 17:01
Divulgação

Aproximadamente duas mil pessoas retiraram o carnê físico do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2019 nos primeiros dias de entrega. A distribuição iniciou em 15 de janeiro e segue até 1º de fevereiro presencialmente na Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, localizada na rua 10 de Junho, nº 1260, Centro. Já pela internet, o contribuinte pode acessar seu carnê no site www.guabiruba.sc.gov.br.

Na escola, os cidadãos devem atentar-se aos cartazes fixados ao lado das salas de aula onde consta a relação dos nomes em ordem alfabética, indicando o local de retirada do carnê. De acordo com o fiscal de Tributos da Prefeitura de Guabiruba, Evandro Harasimow, o perfil do público que busca o carnê físico é formado por pessoas com mais idade, que geralmente tem dificuldades no acesso e resistência à internet. “Geralmente estas pessoas costumam retirar os carnes dos familiares e vizinhos que solicitam”.

Moradora da Pomerânia, a costureira Janice Imhof retirou o carnê impresso e endossa a informação. “Acredito que há muitos carnês que estão no nome de pessoas que ainda não tem esse acesso online. Nossa cidade deve manter esse recurso (carnê físico) porque ainda temos muitos idosos e pessoas com difícil acesso”, constata. 

Harasimow projeta um aumento na procura pelo carnê impresso. “Provavelmente teremos mais procura pelos carnês físicos na medida em que o calor for amenizando”, avalia. 

O reajuste do IPTU 2019 foi de 4,56%, conforme Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado de novembro de 2017 a outubro de 2018. A previsão é de que sejam arrecadados em torno de R$ 2,3 milhões com os quase 12 mil carnês emitidos.

Fique atento:

O IPTU pode ser pago em cota única ou parcelada nas seguintes datas:

 - Até 15 de março de 2019, total do ano com 20% de desconto

- Até 15 de abril de 2019, total do ano com 10% de desconto;

- Até 15 de maio de 2019, total do ano, sem descontos e sem acréscimos;

-  Em 5 parcelas mensais e consecutivas, vencíveis nos dias 15 de março, 15  de abril, 15 de maio, 17 de junho e 15 de julho de 2019, pagáveis nos estabelecimentos bancários conveniados, nas casas lotéricas ou internet banking, desde que não sejam inferiores a R$ 50,00.

Assuntos: Economia

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp