FORMATURA
Cerca de 270 alunos do SESI EJA se formaram em Brusque
Na segunda-feira, 10, os formandos foram os 138 alunos do EJA Profissionalizante e na terça, 11, foram mais 130 estudantes, agora da chamada Nova EJA
por Assessoria de Imprensa Midia Press 13/12/2018 às 09:28

No início da semana, o Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) foi palco da formatura de aproximadamente 270 alunos matriculados nas duas modalidades existentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) disponibilizadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no município.

Na segunda-feira, 10, quem galgou uma nova etapa em suas vidas acadêmicas foram os 138 alunos do EJA Profissionalizante. Neste modelo educacional, os estudantes se formam em um ano, tanto no ensino médio, quanto em alguma qualificação profissional. 

“Eles recebem dois certificados e a conclusão é mais rápida. Mas qual a razão de ser mais rápida? Porque antes de ingressar o aluno faz um teste, onde ele tem uma plataforma que analisa as competências dele. Se ele conseguir habilitar algumas delas, ele não precisa estudar determinadas áreas do conhecimento”, ressalta a coordenadora de Educação do SESI, Sandra Freitas.

Já nesta terça, 11, foi a vez dos 130 estudantes da chamada Nova EJA receberem seus diplomas, após um ano e oito meses de muita dedicação, dentro e fora da sala de aula. “Esses alunos, por sua vez, passam por todo o percurso educacional, desde o primeiro até o terceiro ano do ensino médio”, complementa Freitas.

Dentre as mais de duas centenas de pessoas que superaram o desafio de retomar os estudos, após - por diversos motivos - terem de interromper precocemente os estudos, está Roberto Rildo, de 46 anos de idade, formando da Nova EJA. Ele nos conta o principal motivo para ter se matriculado no SESI. 

“Um dia minha filha chegou em casa e me fez um pergunta da escola. E eu não sabia como responder. Então eu voltei a estudar (...) no começo foi difícil, mas encontrei professores qualificados, pessoas que me deram apoio e que no momento de dificuldade não me deixaram desistir”, comenta.

Conforme explica uma das professoras do SESI EJA, Carina Gottardi, mais do que oportunidades - até mesmo pela razão de que muitos dos formandos já estão colocados no mercado de trabalho -, os estudantes dos EJAs buscam por reconhecimento do seu papel na sociedade. 

“Eu vejo que, hoje em dia, todos estamos em busca disso, seja no trabalho, com os amigos ou até mesmo em família. E os alunos enxergaram no SESI essa oportunidade de serem reconhecidos através dos estudos (...) O SESI sempre busca motivar com metodologias ativas, até mesmo para que os alunos permaneçam e não desistam”, salienta a educadora.

Além de contar com a presença de representantes do SESI, as formaturas também foram prestigiadas por representantes de empresas parceiras da instituição. Na segunda-feira, quem viu de perto a formatura dos estudantes do EJA Profissionalizante foi a empresária Onésia Adriana Liotto, sócia gerente da Rosa Maria Liotto e Cia. Ltda. Para ela, ver alguns de seus colaboradores se formando tem um valor muito especial.

“Pra nós é muito importante o incentivo do retorno aos estudos, porque melhora muito a atuação dele dentro da empresa. Sem contar que eles podem melhorar a posição deles dentro da empresa, ganhar melhor, assumindo novas responsabilidades. Eles ficam mais seguros e confiantes”, finaliza.

Vale ressaltar que, tanto o EJA Profissionalizante, quanto a Nova EJA, são gratuitos para industriários. Para a comunidade, é solicitada uma taxa mensal. As inscrições para 2019 já estão abertas. Quem quiser se matricular deve comparecer na unidade do SESI localizada na Avenida Arno Carlos Gracher, número 69, munido de documentos. 

O período de férias coletivas do SESI tem início no dia 26 de dezembro, transcorrendo até o dia 7 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3251-8528. No mês de janeiro, detalhes sobre matrículas serão através do telefone  (47) 3251-8503.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados