METEOROLOGIA

Céu nublado com melhoria à tarde e noite

Temperaturas mínimas entre 9/11ºC entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 02/06/2020 às 08:02 Atualizado em 02/06/2020 às 08:07

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

TERÇA-FEIRA (02/06): Uma massa der ar seco e frio (alta pressão atmosférica) promove um dia de tempo firme com sol e poucas variações de nuvens entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul, e alguns pontos da Serra. Uma frente fria influencia os setores do Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis com céu nublado e chuva entre a madrugada e manhã, intercalando com intervalos de melhoria a tarde e noite. Formação de nevoeiros isolados no início do dia em função do alto grau de umidade relativa do ar com índices que variam entre 80/100%. Temperaturas baixas com formação de geada nas baixadas e vales do Oeste a Serra com mínimas que variam entre 0/5ºC e em torno de 4/7ºC no Litoral Sul. No Topo da Serra, mínimas entre -3/0ºC. Mínimas entre 9/11ºC entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis. Máximas durante a tarde variando entre 18/21ºC na maioria das cidades. Vento soprando de nordeste/sudeste com velocidade de 10/25 km/h e pontuais rajadas de 40 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

QUARTA-FEIRA (03/06): A presença de um sistema alta pressão (massa de ar seco e frio) promove um dia de tempo firme com sol e poucas variações de nuvens sobretudo entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e alguns pontos da Serra. A umidade deixada por uma frente fria mantém muitas nuvens com chuva fraca e garoa entre a madrugada e início da manhã entre os setores do Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis intercalando intervalos de sol e algumas nuvens. Maior amplitude térmica (frio pela manhã e aquecido à tarde). Temperaturas baixas com formação de geada nas baixadas e vales do Oeste a Serra com mínimas que variam entre 0/5ºC e em torno de 4/7ºC no Litoral Sul. No topo da Serra, mínimas entre -5/-2ºC. Mínimas entre 9/11ºC entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis. Máximas durante a tarde variando entre 18/21ºC na maioria das cidades. Vento soprando de nordeste/sudeste com velocidade de 10/25 km/h e pontuais rajadas de 40 km/h.

PREVISÃO AGROMETEOROLÓGICA

? Condições favoráveis às atividades ao ar livre do Oeste ao Centro e Sul. No Nordeste de SC e Grande Fpolis algum risco para as atividades de média a longa duração. O frio incomodará nas áreas altas. Fazer um pente fino no terreno e retirar qualquer objeto que possa acumular água, combatendo o mosquito da dengue.

? Em hortas comerciais maior atenção com as doenças de inverno pois teremos boas condições para seu desenvolvimento (amanhecer e noites frias). A condição de geada em vários pontos de SC também pode prejudicar em muitas áreas de hortas comerciais. Para semeadura do fumo e cebola; começa a ficar mais favorável. Tem boa chance de chuva mais significativa no fim da semana. Para a cultura como um todo é mais viável se tiver água a disposição tanto para semeadura como continuidade da cultura. Ruim para o transplante do fumo devido à falta de chuva (bom se tiver irrigação a disposição), poderá melhorar no fim da semana.

? A seca traz prejuízos nas culturas fora de época e de época (confirmando o alerta dado em fins de janeiro e fevereiro). Já é a seca mais severa no Topo da Serra em 66 anos de dados (São Joaquim) no intervalo de junho de 2019 a maio de 2020.

? Cuidado ao queimar o lixo na propriedade e evitar de jogar o cigarro acesso na beira de estradas. EVITEM AO MÁXIMO QUALQUER QUEIMADA NA PROPRIEDADE E EM ÁREAS PRÓXIMAS DE REFLORESTAMENTOS E CAMPOS. Condições de propagação; bem favoráveis em boa parte de SC. Aos poucos, no decorrer da semana, a umidade e a chuva começa a dificultar o fogo (felizmente!)

?Os efeitos da estiagem podem ser suavizados neste mês de junho com alguns intervalos chuva mais significativa. Poderemos ter chuva com maior volume dentro desta primeira quinzena. Ajudará nas áreas de pecuária leitura no pasto de inverno, semeadura da safra de inverno, pasto onde ainda não foi feito e melhorar a reserva de água em açudes e cisternas.

? Na fruticultura, no geral, a falta de água ainda prejudica os tratamentos (falta parcial ou total de água) de outono/inverno. Tem chance de melhorar este quadro ao longo da primeira quinzena de junho. Nas outras culturas usar com muito bom senso a água. O frio está sendo muito bom neste outono/inverno com boas somas de horas de frio e unidades de frio, seguindo o previsto no fim  do verão (outono inverno mais para frio).

? Economia na utilização de irrigação, especialmente nas hortas comerciais em todo o estado. Reservar água para as culturas de inverno reformando e ampliando os açudes, fazer novos açudes (dentro da legislação) e aproveitar a água de telhados na propriedade (cisternas) obtendo ajuda da Epagri local.

? Bom para fazer a poda (mais grosseira) de inverno em algumas fruteiras de clima temperado. O ideal é retardar o máximo possível à poda inverno/primavera das fruteiras de caroço e variedades precoces de videira (risco alto de geada na florada e frutificação). No caso das fruteiras de caroço recomendo deixar florescer e frutificar para depois fazer a poda. Derrubar as folhas das variedades de fruteiras de clima temperado (áreas mais baixas) que ainda estejam enfolhadas.

? Culturas de inverno sem irrigação terão problemas neste ciclo. Economizar o máximo possível quem tiver açudes para isto. Assim como reservar água para o combate a geada na época certa.

? Muita atenção com os cultivos comerciais de plantas ornamentais. Maior atenção com as variedades tropicais poderá ter danos pelo frio. Assim como atenção com as criações de suínos e aves (especialmente os pintinhos/aquecimento). Também atenção ao maquinário agrícola com o risco de muitas horas negativas nas áreas mais frias de SC (do Oeste a Serra), anticongelante ou proteger bem os equipamentos do frio extremo da madrugada/amanhecer de terça e quarta-feira (pontuais entre -1/-4°C em baixadas e vales). Geada emvários pontos do Oeste, Centro e Serra e bem isolada (risco) no Litoral Sul.

? Seguir à risca o zoneamento agroclimático para o plantio da safra de inverno e próximo verão.

?ECONOMIZAR ÁGUA!

Obs: Atenção com o Coronavirus (COVID-19). Siga a orientação das autoridades. Aproveitem este período de quarentena para retirar qualquer objeto que possa facilitar a procriação do mosquito da dengue em SC.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Ronaldo Coutinho – Engenheiro Agrônomo – CREA/SC 26.681-3

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp