VISITA

Ciclo do Bicentenário da Independência traz Pedro Simon a região no domingo (10)

O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, e o historiador Paulo Vendelino Kons farão a recepção no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder
por Assessoria de Imprensa - Historiador Paulo V. Kons 09/11/2019 às 21:30
Divulgação

O advogado e professor Pedro Simon estará na região nos dias 10 a 12 de novembro, cumprindo extensa agenda da edição 2019 do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022, que marca o Bicentenário da Independência e da fundação do Império do Brasil.

Após sua hospedagem no Hotel Gracher, Pedro Simon e comitiva visitarão, às 11h, o Museu da Imigração Italiana, a Gruta maior e mais ornamentada do Sul do Brasil e as Cavernas de Botuverá.  

À tarde, Pedro Simon participará da Santa Missa, no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja, às 16h. Após o ato litúrgico, visita guiada ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, um dos maiores em Arte Sacra do Brasil, e a outras instalações do complexo religioso, educacional, cultural e de saúde de Azambuja.

Às 18h30min, um encontro especial com um colega vereador e correligionário do extinto PTB de Getúlio Vargas, Alberto Pasqualini e João Goulart, ambos amigos do médico e ex-vice-governador Francisco Roberto Dall'Igna, que marcou a história de Brusque: aos 90 anos Pedro Simon visitará Dr. Germano Hoffmann, aos 94 anos, em sua residência.

Às 8h de segunda-feira, 11, visita ao Museu Casa de Aldo Krieger. A Casa de Brusque receberá Pedro Simon e comitiva às 8h30min. Já o espaço de acolhimento de crianças Lar Sagrada Família recepcionará Simon, que adotou e apadrinhou crianças e adolescentes, às 9h30min.

Direção, Corpo Docente e Discente e a orquestra do Colégio Cônsul Carlos Renaux recebem o Conferencista Magno de 2019 às 10h30min. Às 11h30min visita a centenária Igreja Evangélica Luterana Centro.

Almoço, por adesão, em homenagem a Pedro Simon, será servido no restaurante da Sociedade Esportiva Bandeirante, às 12h.

A Coletiva de Imprensa, com o Café da Tarde, será realizada no Salão de Café do Hotel Gracher, às 15h30min.

O ápice da programação será a Conferência Magna “130 ANOS DE REPÚBLICA, UM DEPOIMENTO PARA A HISTÓRIA”, às 19h no plenário da Câmara Municipal de Brusque, proferida pelo Dr. Pedro Simon, com entrada gratuita.

Organizador do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022, o historiador Paulo Vendelino Kons enfatiza que “dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do Bicentenário da Independência do Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. E celebração à altura desse acontecimento vai permitir não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro.”

Kons esclarece que para a realização do Ciclo não são utilizados recursos públicos e nem patrocínios empresariais. “Os próprios organizadores e amigos fazem o investimento de seu próprio bolso”, explica.

O historiador informa que “pelas informações colhidas, alegra-nos concluir que no Brasil - formado pela união de 26 estados federados, 5 570 municípios e do Distrito Federal, foi em Brusque que, em 2015, organizamos formalmente o primeiro ciclo de eventos que marcam o Bicentenário da Independência e da fundação do Império do Brasil: oCiclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022”.

O historiador Kons pontua que “com a realização do Ciclo das Conferências Magnas, oportunizamos profunda reflexão sobre a trajetória histórica dos 200 anos do Brasil independente, possibilitando que os catarinenses e brasileiros repensem como o País foi construído, que instituições foram criadas e sobre os percursos e percalços ocorridos ao longo dos séculos. Oportunidade singular de discutir um projeto estratégico de nação.”

O organizador do Ciclo finaliza desejando que “queira Deus que o Bicentenário seja uma ocasião para reafirmar o compromisso com a democracia, por meio do diálogo, e da busca incansável pela paz, para construirmos juntos um Brasil fraterno e justo, tendo presente que “O respeito pelo passado e a responsabilidade pelo futuro dão à vida a direção certa” (Teólogo Dietrich Bonhoeffer, enforcado pelos nazistas)

Nota: Reservas para o almoço em homenagem a Pedro Simon através do e-mailrestaurantebandeirante@hotmail.com ou telefone 47 3350 6000

ROTEIRO DO CERIMONIAL DA CONFERÊNCIA MAGNA “130 ANOS DE REPÚBLICAum depoimento para a História

Data: 11 de novembro de 2019

Horário: 19h (pontualmente)

Local: Plenário da Câmara Municipal de Brusque

(Rua Eduardo von Buettner, nº. 65 – Centro)

I. INTRÓITO

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIA - Excelentíssimas Autoridades, Senhoras e Senhores, boa noite. Bem vindos todos!

Dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do Bicentenário da Independência e da Fundação do Império do Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. E celebração à altura desse acontecimento permitirá não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro.

E nesta noite vivenciamos a histórica edição do ano da graça do Senhor de 2019 do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, que marca o Bicentenário da Independência e da Fundação do Império do Brasil.

O emérito Governador e Senador, Professor Doutor PEDRO JOEGE SIMON nos brindará com a Conferência Magna“130 ANOS DE REPÚBLICAum depoimento para a História”.

A Conferência Magna inaugural do presente Ciclo foi ministrada por Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel e Príncipe Imperial do Brasil, sob otema A Monarquia na construção do Brasil independente, às19h do dia 14 de novembro de 2016.

A Conferência Magna Educação, Prioridade Nacional: Um Imperativo!, foi proferida no dia 18 de setembro de 2017, pelo Senador Professor Cristovam Buarque.

Nos próximos anos teremos como temas: “A Arte da POLÍTICA e da GESTÃO”,  “A FÉ e a CULTURA na Formação da Identidade Brasileira”, e “DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O BRASIL, após 200 anos da Independência”.

Oportunizamos, assim, profunda reflexão sobre a trajetória histórica dos 200 anos do Brasil independente, possibilitando que os brasileiros repensem como o País foi construído, que instituições foram criadas e sobre os percursos e percalços ocorridos ao longo dos séculos. Oportunidade singular de discutir um projeto estratégico de nação.

Pelas informações colhidas, alegra-nos concluir que no Brasil - formado pela união de 26 estados federados, 5.570 municípios e do Distrito Federal, foi em Brusque, que em 2015, organizamos formalmente o primeiro ciclo de eventos que marcam o Bicentenário da Independência e da Fundação do Império do Brasil: o Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022.

Queira Deus que o Bicentenário seja uma ocasião para reafirmar o compromisso com a democracia, por meio do diálogo, e da busca incansável pela paz, para construirmos, juntos, um Brasil fraterno,  justo e solidário, livre da corrupção, tendo presente que “O respeito pelo passado e a responsabilidade pelo futuro dão à vida a direção certa”(Teólogo Dietrich Bonhoeffer, enforcado pelos nazistas)

A realização do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas é o resultado da nossa articulação com as instituições que resgatam, preservam e perenizam nossa comum história, como a Casa de Brusque, o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e o Instituto Aldo Krieger, organizações representativas como a Associação Empresarial de Brusque e a Câmara de Dirigentes Lojistas, as Igrejas Católica, Evangélica Luterana e o Conselho de Pastores de Brusque, bem como a Família Gracher, o jornal O Município, a agência Raffcom Comunicação e Marketing, a Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque, a Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque, o Clube Filatélico Brusquense e o apoio de outras organizações e pessoas físicas.

II. COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA

1. Para presidir a Conferência Magna da edição 2019 do CICLO BRUSQUENSE DE CONFERÊNCIAS MAGNAS TEMÁTICAS, que marca o Bicentenário da Independência do Brasil, convidamos o Excelentíssimo Vereador Professor JOSÉ ZANCANARO, Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brusque;

2*.

3. O Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal de Brusque, Doutor JONAS OSCAR PAEGLE;

4. O Excelentíssimo Desembargador CARLOS ALBERTO CIVINSKI, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina;

5. O Ilustríssimo Professor Doutor AUGUSTO CESAR ZEFERINO, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina;

6. O Reverendíssimo Padre ALVINO INTROVINI MILANI, Capelão do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Azambuja;

7. O Reverendíssimo Pastor EDÉLCIO TONIO TETZNER, Pároco da Paróquia Bom Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil;

8. O Reverendíssimo Pastor MARCOS ANTÔNIO DA SILVA FAGUNDES, Presidente do Conselho de Pastores de Brusque;

9. O Ilustríssimo Senhor SANDRO RICARDO GRACHER BARAN, presidente da Associação Instituto Bom Samaritano e Diretor do Grupo Gracher, representando todos os apoiadores do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022.

Honra-nos convidar a tomar assento na bancada dos Parlamentares:

10. A Excelentíssima Vereadora ANA HELENA BOOS;

11. O Excelentíssimo Vereador PAULINHO SESTREM;

12. O Excelentíssimo Senhor Vice-Prefeito de Brusque, JOSÉ ARI VEQUI;

13 e 14. O Excelentíssimo Prefeito Municipal de São João Batista DANIEL NETTO CÂNDIDO e sua esposa JAQUELINE GONÇALVES CÂNDIDO;

15. O Excelentíssimo Prefeito Municipal de Botuverá, também anfitrião deste Ciclo de Conferências Magnas, JOSÉ LUIZ COLOMBI, o amigo NENE;

16. O Senhor Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. FERNANDO DE FAVERI;

17. O Senhor Tenente Coronel PM OTÁVIO MANOEL FERREIRA FILHO, Comandante do 18º. Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina;

18. O Senhor Capitão BM JACSON LUIZ DE SOUZA,Comandante da 3ª. Companhia do 3º. Batalhão de Bombeiros Militar;

19. O Ilustríssimo Senhor CIRO MARCIAL ROZA, que governou Brusque por três mandatos e também por três vezes representante dos brusquenses na Assembleia Legislativa;

20. O Ilustríssimo Vice-Presidente para o Vale do Itajaí Mirim da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Senhor INGO FISCHER;

21. O Ilustríssimo Senhor Doutor CARLOS PRUDÊNCIO, presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil, seção Santa Catarina;

22. O Ilustríssimo Senhor Empresário NORIVAL FISCHER, representante da Associação Empresarial de Brusque;

23. O Reverendíssimo Pastor GILMAR DOERNER, Presidente da Igreja Evangélica Calvário;

24. O Reverendíssimo Pastor JOEL DOMINGUES PEREIRA FILHO, Vice Presidente do Conselho de Pastores de Brusque;

25. O Ilustríssimo Senhor Doutor MARCOS EUGENIO WELTER, Presidente Executivo da Associação Instituto Bom Samaritano e da Academia de Letras do Brasil – seccional de Brusque;

26. O Ilustríssimo Senhor RICARDO JOSÉ SCHARF, Presidente da Sociedade Amigos de Brusque, a mantenedora do Museu e Arquivo Histórico do Vale do Itajaí Mirim, a nossa CASA DE BRUSQUE;

27. O Ilustríssimo Dr. CARMELO KRIEGER, presidente do Instituto Aldo Krieger, o mantenedor do Museu CASA DE ALDO KRIEGER;

28. O Ilustríssimo Filatelista  Senhor JORGE PAULO KRIEGER FILHO - Presidente do Clube Filatélico Brusquense, fundado em 21 de julho de 1935;

29. O Senhor HERBERT PASTOR, da Comissão Organizadora deste Ciclo;

30. O Advogado e Professor Dr. RICARDO VIANNA HOFFMANN;

31. O Reverendíssimo Pastor MARCUS FOPPA, do Centro de Adoração e Missão;

32. O Reverendíssimo Pastor DAVI MENDES PEREIRA, da Igreja Assembleia de Deus Missões;

33. O Reverendíssimo Pastor FELIPE ABEL VIEIRA DE LIMA, da Comunidade Cristã Nova Aliança;

 (registrar e convidar a tomar assento as demais autoridades e líderes identificados)

JUSTIFICARAM AUSÊNCIA

(...)

INTRODUÇÃO DO EMÉRITO GOVERNADOR ESENADOR PEDRO  SIMON (*2):

Para conduzir o Professor Doutor PEDRO SIMON até o Centro da Mesa diretora desta Câmara Municipal e sua esposa,Senhora IVETE FÜLBERS SIMON, até o lugar de honra reservado, convidamos a Ilustríssima Senhora Professora Doutora DANIELLE MARIEL HEIL – Secretária Executiva do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, o Senhor Professor Doutor JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS, e os Nobres Vereadores ANA HELENA BOOS e PAULINHO SESTREM.

(Enquanto PEDRO SIMON e Esposa são conduzidos, as pessoas ficam em pé e os aplaudem)

III. INSTALAÇÃO DOS TRABALHOS

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – Convidamos o Senhor Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Brusque,Vereador JOSÉ ZANCANARO, para proceder a instalação dos trabalhos da edição 2019 do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas.

Vereador JOSÉ ZANCANARO  –  A todos cumprimentando e agradecendo as honrosas presenças, sob a proteção de Deus, declaro instalada a edição 2019 do CICLO BRUSQUENSE DE CONFERÊNCIAS MAGNAS TEMÁTICAS, de 2016 a 2022, que marca o Bicentenário da Independência e da Fundação do Império do Brasil, com a singular participação do Estadista PEDRO SIMON.

IV. HINO DA INDEPENDÊNCIA

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIA – Convidamos todos para, de pé, cantarmos o Hino da Independência, poema  de  Evaristo da Veiga e  música composta por D. Pedro I

(Procede-se à execução do Hino da Independência, Poema: Evaristo da Veiga / Música: D. Pedro I)

Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil; já raiou a liberdade no horizonte do Brasil.

BRAVA GENTE BRASILEIRA! LONGE VÁ... TEMOR SERVIL: OU FICAR A PÁTRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL.

Os grilhões que nos forjava, da perfídia astuto ardil... houve mão mais poderosa: zombou deles o Brasil.

Não temais ímpias falanges, que apresentam face hostil; vossos peitos, vossos braços são muralhas do Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,  já, com garbo juvenil, do universo entre as nações resplandece a do Brasil.

V. SAUDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONFERENCISTA

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIA – Para saudar o Professor Doutor PEDRO SIMON, convidamos o eminenteDesembargador Carlos Alberto Civinski, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina:

Desembargador CARLOS ALBERTO CIVINSKI (...)  (05 min)

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIA – Para focalizar arelevância do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, de 2016 a 2022, para a celebração do Bicentenário da Independência e da fundação do Império do Brasil, honra-nos convidar o  egrégio Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Professor Doutor Augusto Cesar Zeferino:

Professor Doutor AUGUSTO CESAR ZEFERINO (...)  (10 min)

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIA – Honra-nos convidar para realizar a apresentação do Conferencista Magno o Consultor Educacional do GRUPIA, Professor Doutor JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS, docente da Faculdade São Luiz e da Unifebe e integrante da Seccional de Brusque da Academia de Letras do Brasil: 

Prof. Dr. JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS (...)  (05 min)

VI. CONFERÊNCIA MAGNA

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIA – Honra-nos singularmente convidar Vossa Excelência, Senhor Professor Doutor PEDRO JORGE SIMON – emérito Governador e Senador, para proferir a Conferência Magna “130 ANOS DE REPÚBLICAum depoimento para a História!”, que marca a edição 2019 do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, em comemoração ao Bicentenário da Independência e da Fundação do Império do Brasil:

Professor Doutor PEDRO SIMON (...)  (90 min)

VII. HOMENAGENS

(Apenas no ato serão conhecidas as homenagens a Pedro Simon)

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - o Presidente da presente Sessão e  deste Parlamento, Vereador ProfessorJOSÉ ZANCANARO, realizará sua manifestação.

Vereador JOSÉ ZANCANARO (...)  (05 min)

VIII. ENCERRAMENTO

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIA – Agradecendo vossas presenças e  participação, reiteramos o convite para que participem conosco das próximas edições do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas até o dia 5 de setembro do ano da graça do Senhor de 2022, com os temastemas: “A Arte da POLÍTICA e da GESTÃO”,  “A FÉ e a CULTURA na Formação da Identidade Brasileira”, e“DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O BRASIL, após 200 anos da Independência”.

E finalizamos a edição 2019 do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas cantando, em pé, o Hino Nacional Brasileiro, poema de Joaquim Osório Duque Estrada e música de autoria de Francisco Manoel da Silva:

HINO NACIONAL BRASILEIRO

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp