Geral

Colégio São Luiz celebra Dia dos Pais com missa e homenagens

Para a instituição, estes momentos reafirmam o valor da família 
por Assessoria de Imprensa - Ideia Comunicação 12/08/2022 às 17:43 Atualizado em 12/08/2022 às 19:18
Foto: Divulgação

A noite de quinta-feira, 11 de agosto, foi marcada pelo movimento de crianças durante a celebração da missa das 19h, na igreja Matriz São Luís Gonzaga. A missa, presidida pelo diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa, e concelebrada pelo secretário geral da instituição, padre Silvano de Borba, contou com uma homenagem aos pais que estavam presentes. Pouco antes da bênção final, estudantes de todas as idades se reuniram na escadaria do presbitério para entoar cânticos que reforçavam a vocação de pai e o valor da família. 

“Duas palavras marcam este momento: missão e reconhecimento. Missão porque o Colégio São Luiz nasceu para confirmar a importância de ser família e de incentivar a prática de valores cristãos. A celebração de hoje é o ápice do reconhecimento de um Deus que é pai, ao qual pedimos que configure o coração de nossos pais conforme seu próprio coração: justo, bom e que sabe amar”, afirma o diretor, padre Silvano João da Costa. 

Homenagens

Entre os dias 8 a 12 de agosto, alunos das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio São Luiz realizaram diversas homenagens aos pais, pela passagem do Dia, celebrado no domingo, 14 de agosto. Ao longo da semana foram realizadas apresentações de música, dança, poesias, dinâmicas, brincadeiras, além da elaboração de cartões, mensagens de carinho e lembranças feitas pelas próprias crianças. “Trazer os pais até o colégio é fazer com que a missão da unidade de ensino se cumpra: em firmar os valores e agradecer pela confiança, pelo investimento em educação e pela presença na vida dos seus filhos”, comenta padre Silvano. 

Raspadinha

Na quinta-feira, 11, foi a vez de pais de alunos da turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I marcarem presença na escola e serem homenageados, com o tema “o melhor pai do mundo”. Coordenados pela professora Ivana Pühler, uma das atividades feitas na oportunidade foi uma “raspadinha da sorte”, onde os prêmios eram demonstrações de carinho e afeto dos alunos com seus pais. “Eles (pais) são os ‘heróis de seus filhos’, e a proposta foi ter essa dinâmica, vivenciar esse momento em família que é enriquecedor, já que a figura paterna é referência para as crianças e para a formação delas enquanto seres humanos”, comentou a professora. 

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Silvana Kunel Pereira, assim como no Dia das Mães, as homenagens são significativas e reforçam o zelo da instituição pelos valores familiares. “As crianças prepararam muitas atividades e é um processo muito prazeroso vê-las felizes e ansiosas por esse encontro e essas apresentações. Além disso, algumas mães estiveram aqui para representar os pais que não puderam vir nas homenagens. E o intuito é levar essa mensagem, da importância da família para cada um dos nossos alunos”, comentou. 

Educação infantil

Quem também recebeu o carinho dos filhos, na quinta-feira, 11, foram os pais dos alunos do Nível C da Educação Infantil. Vídeo, músicas em inglês, dança, brincadeira do ‘mestre mandou’ e muita troca de carinho, também marcaram as homenagens alusivas à data. 

“Tudo é sempre preparado com muito amor pelos alunos e essa interação entre eles, de forma lúdica, reforça ainda mais esses laços afetivos. Para os pais, foi um grande presente, e percebemos no olhar deles a importância desse momento com as crianças. Desejamos a todos os pais um feliz dia, que possam sempre estar junto aos seus filhos, com alegria e amor”, considerou a professora da turma, Rita de Cassia Pereira. 

Da mesma forma, a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Cristini da Silva Ristow, ressaltou a importância do retorno das ações presenciais, que em datas assim são ainda mais significativas. “Na Educação Infantil, em especial, para muitos pais, esta é a primeira homenagem que eles recebem pela data, então, é sempre muito bacana ver a emoção deles neste dia, ao acompanhar as apresentações dos filhos, por mais singela que seja a atividade feita. E agradecemos muito a todos os pais pela presença deles na vida de seus filhos, em cada fase da vida”, completou. 

Para guardar na memória 

Entre os homenageados do dia, estava o motorista Carlos Cezar de Souza, pai da pequena Alice. Para ele, receber o abraço e as lembrancinhas preparados com carinho pela filha, antecipou o presente do Dia dos Pais. “Agradecemos a oportunidade de estarmos ainda mais perto dos nossos filhos. São pequenos momentos como esses que levamos para o resto da vida”, declarou. 

O representante comercial Edvan Hames, papai de Ana Clara, também falou da satisfação em poder receber a homenagem da filha ao lado de outros pais e mães. “Foi um momento único e isso só confirma o que aprendemos com os nossos próprios pais, em dar amor e carinho, o que nos motiva ainda mais nessa missão de educar para a vida. Foi um dia muito especial e com certeza vou guardar na minha memória”, pontuou.


Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp