LEGISLATIVO

Comissão da Saúde visita UBSs dos bairro Emma II, Planalto, Limeira Baixa e Limeira Alta

Na oportunidade, os parlamentares conversam não só com usuários do SUS, mas também com servidores, a fim de amparar ações no âmbito do Poder Legislativo
por Imprensa Câmara Brusque 15/04/2024 às 15:13
Fotos: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque

Vigilantes aos apelos da comunidade, os vereadores da Comissão Especial da Saúde da Câmara Municipal estiveram recentemente nas unidades básicas de saúde (UBSs) Emma II, Planalto, Limeira Baixa e Limeira Alta. As duas primeiras foram visitadas na quinta-feira 4 de abril, enquanto as outras receberam os legisladores na segunda-feira passada, dia 8.    

Nessas oportunidades, os parlamentares conversam não só com usuários do Sistema Público de Saúde (SUS), mas também com servidores das UBSs, com o objetivo de conhecer o cotidiano de cada unidade - necessidades quanto à infraestrutura, recursos humanos, materiais, número de moradores cadastrados, aspectos positivos, pontos a melhorar etc. -, bem como colher dados pertinentes às equipes que estão na linha de frente do atendimento à população: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agentes comunitários de saúde, auxiliares de dentistas, entre outros.

“Conhecer o servidor público da Saúde, ouvir as impressões que ele tem sobre o trabalho e a respeito da relação que estabelece com determinada comunidade, é muito importante para nós. São momentos que nos permitem olhar para o sistema sob uma ótica mais humana, com o respeito e o acolhimento que os trabalhadores merecem. Quanto mais o servidor se sentir bem e valorizado em seu ambiente laboral, melhores serão os atendimentos prestados à população”, comenta a vereadora Marlina Oliveira (PT), presidente da comissão.      

“Na prática, as visitas às UBSs nos permitem agir com mais precisão e assertividade em âmbito legislativo. As informações que levantamos em cada ocasião são trabalhadas nos diversos instrumentos de ação e fiscalização de que dispomos como vereadores: requerimentos, pedidos de informação, indicações ao governo e, até mesmo, projetos de lei. Cada etapa desse trabalho se complementa na busca por uma Saúde Pública de qualidade para todos os munícipes”, acrescenta Valdir Hinselmann (PL), vice-presidente do grupo que se completa com Jean Dalmolin (Republicanos), como relator, Natal Lira (PRD) e Nik Imhof (MDB).

Visita da Comissão Especial de Saúde à UBS do bairro Planalto. Fotos: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque
Visita da Comissão Especial de Saúde à UBS do Loteamento Emma II. Fotos: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque
Visita da Comissão Especial de Saúde à UBS do bairro Limeira Alta. Fotos: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque
Visita da Comissão Especial de Saúde à UBS do bairro Limeira Baixa. Fotos: Talita Garcia/Câmara Municipal de Brusque


Texto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp