Prefeitura de Guabiruba
Comitiva que está na Alemanha assiste a conferência sobre mudanças climáticas
Neste primeiro dia da conferência, foram feitas as apresentações das delegações participantes e dos objetivos do projeto
por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba 14/05/2019 às 17:02

A comitiva guabirubense que está na Alemanha participou nesta terça-feira (14) da abertura de uma conferência sobre as condições climáticas mundiais promovida pela agência Engagement Global.

Neste primeiro dia da conferência, foram feitas as apresentações das delegações participantes e dos objetivos do projeto. No total, 11 países de diferentes regiões estão presentes: oito da África, dois da América do Sul (Brasil e Argentina) e a Guatemala representando a América Central. Cada cidade tem uma parceira na Alemanha com a qual serão desenvolvidos projetos em comum dentro das Parcerias Mundiais para o Clima.

A iniciativa é do governo alemão que, através da agência, custeia todas as despesas de todos os visitantes e pretende estabelecer vínculos técnicos e profissionais para ações de mitigação dos efeitos do aquecimento global. Esse processo teve início em 2011 e está na sétima fase de implantação. Inicialmente, seriam 50 os municípios parceiros. Hoje, o número já chegou a 70 e Guabiruba está inserida no grupo.

O prefeito Matias Kohler avalia a experiência como muito proveitosa. “O objetivo é a discussão sobre a necessidade de medidas universais. Para nós, como cidade próxima de Brusque, Blumenau e Pomerode e que também já estão inseridas, são discussões importantes porque assim conseguimos desenvolver políticas de âmbito regional, não apenas local”, afirma.

O estreitamento com as cidades alemãs é outro ponto positivo, na sua observação. “Principalmente Karlsdorf-Neuthard de quem somos parceiros desde 2010 e cada vez mais fortemente ligados. O que antes se tratava apenas de uma aproximação cultural e social, agora parte para a frutificação de projetos de interesse mútuo”, ressalta.

Projetos

A conferência acontece até quinta-feira (16), na cidade de Münster. Sexta, sábado e domingo, o grupo de Guabiruba segue para Karlsdorf onde serão discutidos os últimos detalhes das propostas que serão trabalhadas pelas duas cidades dentro do projeto.

Acompanham o prefeito Matias Kohler, a secretária de Meio Ambiente de Guabiruba Bruna Ebele e a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura Débora Barroero. 

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados