Secretaria Municipal de Saúde

Comunidade da rua Nova Trento prefere agendar consultas semanalmente na Unidade Básica de Saúde

Reunião da Coordenação e da Diretoria de Atenção Básica com a comunidade decidiu mudar sistema de marcação de consultas
por Secom - Prefeitura de Brusque 04/07/2019 às 15:12 Atualizado em 04/07/2019 às 15:16
Divulgação

Em reunião com representantes dos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) da rua Nova Trento, realizada na última terça-feira (2), ficou decidido que, a partir de agosto, o sistema de agendamento de consultas será modificado. 

Se antes a marcação era por livre demanda, ou seja, feita conforme a solicitação dos pacientes mediante disponibilidade da agenda médica, a partir do próximo mês o agendamento será semanal, sendo realizado toda sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, visando atender os usuários na semana seguinte. 

A medida, segundo a coordenação da entidade, visa diminuir o número de faltas registradas nos últimos meses. Em abril, foram 28 faltas, maio com 23; e em junho foram registrados 38 não comparecimentos as consultas. Além de prejuízos aos cofres públicos, o absenteísmo prejudica a própria população, pois, impede que outros pacientes sejam atendidos.

Segundo a enfermeira Beatriz Cancellier, a decisão tomada em conjunto com a comunidade vai permitir um tempo menor de espera, e um dos objetivos é diminuir a índice de faltas na UBS. “A comunidade propôs essa medida e vamos realizar uma experiência para tentar facilitar ainda mais o acesso da população. Vamos fixar cartazes na sede e também, orientar as agentes do programa Saúde da Família que ajudarão a propagar essas mudanças”, comenta. 

Mesmo com agendamento semanal, todos os dias, com exceção de sexta-feira que não há atendimento médico na Unidade, haverá reservas de vagas para consultas de emergência e livre demanda, conforme avaliação de risco feita pelos profissionais do posto de saúde.

A UBS Rua Nova Trento mantém em seu quadro 11 profissionais que atendem uma população estimada em quatro mil pessoas nos setores ambulatoriais, odontológicos, farmácia e demais serviços. 

Além disso, realiza três atividades de grupos que envolvem a comunidade. O grupo de gestantes, que apresenta os cuidados com a gravidez e o pós-parto e o grupo Hiperdia, voltando aos pacientes com hipertensão (pressão alta) e diabetes. Estes, com encontros mensais. 

Já o grupo de artesanato, que se reúne toda a segunda-feira a tarde, proporciona terapia ocupacional para aquelas pessoas que precisam desenvolver alguma atividade a fim de complementar o atendimento médico.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp