FECOMÉRCIO
Confiança do empresário cresce em julho, mas consumo ainda é tímido
Todos os subíndices do indicador estão positivos na comparação mensal e anual e acima dos 100 pontos, exceto Situação Atual dos Estoques
por Assessoria de Imprensa FECOMÉRCIO/SC 02/08/2021 às 10:19 Atualizado em 02/08/2021 às 10:20
Imagem: Ilustrativa

Os índices de confiança  e de consumo no mês de julho mostram que o cenário está mais otimista para o empresário catarinense, porém o consumidor ainda está cauteloso com as compras. Os dados são apurados mensalmente pela Fecomércio SC para balizar os empresários na tomada de decisão.

Confiança

A Confiança do Empresário do Comércio atingiu 124,8 pontos, o índice mais alto desde o início da pandemia. A variação foi de 14,4% diante do mês anterior e de 81,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Todos os subíndices do indicador estão positivos na comparação mensal e anual e acima dos 100 pontos, exceto Situação Atual dos Estoques.

Os resultados demonstram que os empresários estão mais confiantes diante das condições atuais da economia e das expectativas futuras, que registraram alta de 28,6% e de 9,7%, respectivamente.

Consumo

A Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) permanece em patamar negativo (53,5 pontos- em escala de 0 a 200), porém já sinaliza para a recuperação. O índice avançou pelo quarto mês consecutivo após atingir mínima histórica em março.

O nível de consumo atual caiu 15,89% na passagem do mês, mas a perspectiva dos consumidores é positiva, com crescimento de 8,31%- o avanço da imunização e as medidas econômicas pesam nesta percepção. O indicador Perspectiva Profissional teve alta de 9,83%, reflexo da recuperação do mercado de trabalho, e o Momento para Duráveis, que aponta a intenção de comprar um bem durável, mantém trajetória positiva há seis meses.

Assuntos: Economia
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados