PREVISÃO DO TEMPO
Confira as informações do meteorologista Piter Scheuer
O ingresso de uma frente fria em combinação com a formação de um ciclone extratropical favorece um dia de tempo nublado com previsão de chuvas ocasionais
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 23/05/2019 às 08:07 Atualizado em 23/05/2019 às 08:08

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA 23/05/2019

O ingresso de uma frente fria em combinação com a formação de um centro de baixa pressão (ciclone extratropical) favorece um dia de tempo nublado com previsão de chuvas ocasionais de intensidade fraca a moderada com eventuais trovoadas isoladas. Risco de temporal bem isolado (chuva forte, raios, granizo e ventania). Intercala com momentos curtos de melhoria (aberturas de sol). Por se tratar de uma frente fria desorganizada, as chuvas são irregulares (em quanto algumas áreas à chuva podem ser volumosa outras regiões vizinhas podem receber baixos acumulados de chuva e até mesmo passar sem o devido registro. Eventuais episódios de chuviscos ocorrem ao longo do período. Temperatura mais baixa com máximas variando entre 15 a 18ºC do Oeste aos Planaltos Norte e Sul. Nos setores da Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, os termômetros variam entre 23 a 26ºC. Queda acentuada da temperatura a noite com mínimas entre 8 a 11ºC no Oeste e Extremo Oeste. Vento soprando do quadrantesudoeste a sudeste com rajadas de intensidade fraca a moderada com velocidade entre 20 a 40 km/h. 


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (24/05): O deslocamento de um de um ciclone extratropical aliado a uma frente fria, favorece um dia de céu nublado com chuva e garoa ocasional do Oeste a Serra alternando com pequenos intervalos de melhoria. Já na Faixa Leste, tem previsão de chuva forte sobretudo no Litoral Sul com acumulados mais significativos em um curto espaço de tempo. Risco de temporal no Sul do estado. O maior gradiente de pressão do ciclone extratropical, promove ventos fortes provenientes do quadrante sul a sudeste com rajadas na ordem dos 60 a 90 km/h especialmente na região do Cabo de Santa Marta podendo passar dos 100 km/h – velocidade relativamente comum para local (monitoramento). Um dia gelado com temperatura baixa. Máximas variando entre 11a 14ºC entre os setores do Oeste a Serra. Entre o Litoral e Vale do Itajaí, máximas oscilando entre 18 a 21ºC. Queda acentuada da temperatura a noite com mínimas entre 7 a 10ºC do Oeste a Serra. 

Tendência do Tempo (Resumida) – Sábado (25/05): Tempo firme com sol e poucas nuvens em todas as regiões. Do Oeste a Serra, céu nublado com chuva e garoa isolada entre a madrugada e início do dia. Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, o tempo estável e ensolarado. Chance de chuva no início e da manhã entre a Grande Florianópolis, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí. Temperatura em ligeira queda à noite. Muito baixa durante o dia do Oeste ao Centro e Serra. Vento forte no Sul do estado com mar agitado. Formação de geada nas áreas mais altas do Oeste, Centro e Planalto Sul especialmente no final da noite no topo da Serra.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados