RECONHECIMENTO

Cônsul Renaux é homenageado após 75 anos de falecimento

As principais autoridades da área cultural catarinense confirmaram participação no evento organizado pelo historiador Paulo Kons, com o apoio da Família Renaux e da Prefeitura
por Assessoria de Imprensa - Historiador Paulo Vendelino Kons 27/01/2020 às 10:55
Arquivo do historiador Paulo Vendelino Kons

Solenidade no Salão Nobre da prefeitura de Brusque e a deposição de uma coroa de flores na lápide tumular do imigrante franco-alemão Carl Christian Renaux marcam os 75 anos de falecimento do maior benfeitor de Brusque e um dos principais empreendedores da história econômica do Brasil, às 10h desta terça-feira, 28.

De sua residência, a Vila Goucky, às 10h30min de domingo, 28 de janeiro de 1945, o  Cônsul Carlos Renaux partiu para a vida eterna há exatos 75 anos. Foi decretado luto oficial e feriado. Além das mais representativas autoridades estaduais, como o interventor federal Nereu Ramos e o arcebispo metropolitano Dom Joaquim Domingues de Oliveira, mais de 10 mil pessoas participaram de suas exéquias.

Para o ato de homenagem ao Cônsul Renaux e de apresentação das ações para corrigir o grave erro histórico cometido contra Santa Catarina, com a aprovação e sanção da lei federal nº. 13.617/2018, confirmar participação vários prefeitos e presidentes de Câmara Municipais, a Igreja Católica, Igreja Evangélica Luterana e Conselho de Pastores de Brusque, além de descendentes do Cônsul Renaux.

Os netos Ruth Ivonne Renaux Deeke, filha de Dr. Guilherme Renaux (Willy) e Alma Melcop Renaux e Gerd Albert Walter Gommersbach, filho de Albert Gommersbach e de Selma Renaux Gommersbach, com idade próxima aos 90 anos, ainda não confirmaram participação.

As principais autoridades da área cultural catarinense, como a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), historiadora Ana Lúcia Coutinho, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), professor Augusto César Zeferino, confirmaram participação.

O evento é organizado pelo historiador Paulo Vendelino Kons, com o apoio da Família Renaux e da Prefeitura de Brusque.

Fotografia: Primeiros colaboradores da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux: (sentados) Carlos Renaux e  o  mestre-tecelão Carl Petermann (Polônia); em pé, à esquerda, o mestre tecelão Gustavo Schloesser (Polônia); atrás, à direita, o técnico de fiação Gustav Walter Bueckmann (Alemanha) e, à esquerda, o guarda livros von Czeckus  (Alemanha); nos dois extremos, à direita, Max Rau e à esquerda Otto Renaux. Foto de 1902, ano em que a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux completou 10 anos de existência (Foto: Arquivo do historiador Paulo Vendelino Kons).

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp