Prefeitura de Brusque

Controladoria Geral do Município lança programa “Se fiscalizar, dá certo!”

Primeiro treinamento foi realizado com fiscais da Secretaria de Saúde
por Secom - Prefeitura de Brusque 15/03/2019 às 15:10 Atualizado em 15/03/2019 às 19:05
Divulgação

“Se fiscalizar, dá certo!”. Esse é o novo programa da Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Geral do Município, que tem como ferramenta a promoção de treinamentos, palestras e orientações sobre o acompanhamento de contratos de execução de serviços e entrega de produtos. 

A primeira palestra foi realizada na quinta-feira (14) com fiscais da Secretaria de Saúde, mas o objetivo é atender todas as áreas da Prefeitura. Pala manhã, os fiscais ouviram a controladora da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e a tarde foi a vez do diretor executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd. Ambos falaram sobre suas experiências e a importância da fiscalização mais eficaz. 

Para finalizar a programação, o grupo realizou estudos de caso e atividades práticas. Um dos cases abordados foi da Controladoria Geral da União (Regional MS) apresentada no programa Capacita da Universidade Federal da Grande Dourados. . 

De acordo com o diretor geral da Controladoria, Daniel Felício, o programa tem o objetivo de desenvolver servidores para a fiscalização de contratos, porque a fiscalização é um importante instrumento de controle e eficiência administrativa, do ponto de vista orçamentário e financeiro. 

“Quando se tem uma fiscalização contratual exigente, precisa, imediata e eficaz, isso afasta maus fornecedores e possíveis danos aos cofres públicos, que em alguns casos são até irreparáveis. Acreditamos que se fiscalizar, dá certo: no uso do recurso, na qualidade dos produtos entregues à administração, nos serviços adquiridos, na diminuição dos gastos com manutenção e no orçamento planejado para o exercício”, explica. 

Felício destaca que de acordo com a Lei de Licitações (nº 8666/1993) cada contrato público precisa ter um fiscal e a Prefeitura de Brusque atende esta demanda. 

A data do próximo treinamento e a área beneficiada serão definidas conforme disponibilidade de agenda dos fiscais, dos palestrantes e dos servidores da Controladoria. “Iniciamos com a Saúde diante da complexidade dos contratos existentes nesta secretaria”, completa.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp