APS

Cooperação entre município e Ministério da Saúde busca revolucionar Atenção Primária em Brusque

Secretaria de Saúde realiza série de discussões com o Governo Federal para promover melhorias nos serviços prestados à população
por SECOM/Prefeitura de Brusque 07/11/2023 às 17:16 Atualizado em 07/11/2023 às 17:17
Imagem divulgação

Nos últimos meses, o Município de Brusque tem mantido contato direto com o Ministério da Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o propósito de aprimorar a Atenção Primária à Saúde (APS) na cidade.

Em 6 de outubro, a primeira reunião com os técnicos do ministério foi realizada. Através da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, estabeleceu-se uma cooperação técnica e, desde então, a cidade e a esfera federal têm conduzido uma série de encontros para discutir os próximos passos.

A etapa inicial consistiu na realização de um estudo técnico que evoluiu para o diagnóstico situacional. Posteriormente, foram conduzidas etapas envolvendo o levantamento de quantidades viáveis para contratação, além de análises de impacto financeiro, tanto nas despesas quanto nas receitas, para viabilizar a implantação do Plano Estratégico de Ampliação e Qualificação da APS no município, que visa aumentar o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família e de Saúde Bucal.

Além disso, o desenvolvimento do trabalho também prevê a implementação das equipes multiprofissionais, eMulti, no município, tornando médicos especialistas mais acessíveis à população e proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.

As melhorias refletem no acesso, já que haverá uma ampliação de horários de atendimento. “Isso possibilita que aquele trabalhador, do horário comercial, tenha acesso aos serviços. A rede de especialistas também está vinculada à rede da família, dando mais atenção aqueles casos que precisam de mais suporte”, destaca a secretária de Saúde, Thayse Rosa.

Ainda em 2023, os técnicos do Ministério da Saúde virão até o município para dar seguimento à parceria, com vistas para que a mesma seja concretizada. A secretária ainda destacou a qualidade de trabalho dos profissionais e o impacto na população. “Toda essa revolução na Atenção Básica dará mais condições de trabalho aos profissionais, e impactará diretamente na população, já que a Atenção Básica é a primeira ferramenta de saúde que o cidadão tem contato”, conclui.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp