PREVENÇÃO

Corpo de Bombeiros orienta sobre os riscos de incêndios em vegetações

De janeiro a agosto, Santa Catarina registrou 1.655 ocorrências
por Corpo de Bombeiros 17/08/2019 às 06:14
Divulgação

Além do frio intenso, o inverno catarinense segue marcado por um longo período de estiagem, motivo de atenção com o aumento de incêndios florestais e em áreas de vegetação. Locais com incidência de geadas também são propícios para este tipo de ocorrência, conforme destaca o Tenente Coronel BM Jefferson de Souza. "Este fenômeno causado pelo frio, comum inclusive nas regiões da Serra catarinense, costuma gerar seca nas vegetações, o que facilita a propagação de chamas", explica o oficial.

Em Santa Catarina, os meses de junho e julho foram marcados por pouco volume de chuvas e agosto se inicia sem grandes índices pluviométricos (quantidade da precipitação de água por metro quadrado). 

Cidades mais afetadas

Foram registradas 1.479 ocorrências com fogo em vegetações no período de 1º de janeiro à 12 de agosto de 2018, em todo o Estado. Já em 2019, o número cresceu para 1.655 atendimentos no mesmo período, cerca de 11,9% a mais que no ano anterior. Em 2018, os Batalhões Bombeiro Militar (BBM) que mais registraram incêndios florestais foram:

- 4º BBM com 578 atendimentos;

Ocorrências em Criciúma e região (Urussanga, Cocal do Sul, Treviso, Siderópolis, Içara, Nova Veneza, Balneário Rincão, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Maracajá, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Turvo, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Praia Grande, Balneário Gaivota, São João do Sul e Passo de Torres).

- 8º BBM com 340 atendimentos;

Ocorrências em Tubarão e região (Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Lauro Muller, São Ludgero, Capivari de Baixo, Laguna, Pescaria Brava, Orleans, Gravatal, Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Imaruí, Imbituba e Garopaba).

- 3ºBBM com 232 atendimentos;

Ocorrências em Blumenau e região (Brusque, Botuverá, Guabiruba, Gaspar, Indaial, Apiúna, Ascurra, Rodeio, Timbó, Pomerode, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros).

Ao todo, 2.975 atendimentos foram registrados em 2018 no Estado. Nas áreas atendidas pelo 1ºBBM (Florianópolis) e 10º BBM (sede em São José) houve aumento de 33,15% num comparativo entre os períodos de 1º de janeiro à 12 de agosto de 2018 e 2019.

Considerando o cenário atual, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para as principais ações de prevenção a incêndios em vegetação, além de dicas sobre como agir caso ocorram.

Prevenção

Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente a colocação de fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves acidentes, considerando que o vento no local costuma propagar as chamas.

Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, além de não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que por vezes passa despercebida e também pode resultar em incêndios.

Como agir

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. Segundo o Tenente Coronel BM Jefferson, a tentativa de combate as chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados."Sem os devidos cuidados, o indíviduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor".

Considerando os riscos à vida, bens materiais e ao meio ambiente, a principal orientação é evitar o início do fogo, em quaisquer circunstâncias.

Assuntos: Segurança

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp