PREFEITURA DE BRUSQUE

Correção de erro histórico e homenagem ao Cônsul Carlos Renaux

Ato acontecerá na manhã desta terça-feira (28) no gabinete do prefeito Jonas Paegle
por Assessoria de Imprensa - Historiador Paulo Vendelino Kons 27/01/2020 às 08:20
Ilustrativa

A correção do grave erro histórico cometido contra Santa Catarina, com a aprovação e sanção da lei federal nº. 13.617/2018, e homenagem ao imigrante franco-alemão Carl Christian Renaux, o Cônsul Carlos Renaux, maior benfeitor de Brusque e um dos principais empreendedores da história econômica do Brasil, que partiu para a vida eterna há exatos 75 anos, num domingo, 28 de janeiro de 1945, às 10h30min, de sua residência, a  Vila Goucky, é tema do encontro das principais lideranças regionais e catarinenses, no salão nobre da Prefeitura de Brusque, às 10h de terça-feira, 28.

Aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, sancionada pelo então presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União de 12 de janeiro de 2018, a lei atribui, equivocadamente, ao município de Santa Teresa, no Espírito Santo, o título de "Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil", que de fato pertence à Colônia Nova Itália, fundada por 132 imigrantes italianos em 1836 no Vale do Rio Tijucas-grande, no atual município de São João Batista, em Santa Catarina.

O evento contará com a participação da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, historiadora Ana Lúcia Coutinho, do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, professor Augusto César Zeferino, do consultor jurídico do Movimento Santa Catarina Requer a Correção do Erro Histórico e ex-Procurador-Geral de Justiça, doutor José Galvani Alberton.

O prefeito Brusque, Jonas Paegle, e seu vice, Ari Vequi, recepcionarão as principais autoridades e lideranças de São João Batista, como o prefeito Daniel Netto Cândido e o presidente da Câmara Municipal, vereador Éder Vargas, além do prefeito, José Luiz Colombi, o Nene, e o presidente da Câmara de Botuverá, vereador Vanderson Betinelli.

Representantes da Família Renaux, da Igreja Católica, do Conselho de Pastores de Brusque e da Igreja Evangélica Luterana participarão do ato, juntamente com a comitiva da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil – ADANPIB, liderada pelo presidente Saulo Sardo, e do coordenador do Movimento, historiador Paulo Vendelino Kons.

SERVIÇO

O QUÊ: Coletiva de Imprensa para apresentar as estratégias de correção do grave erro histórico cometido contra Santa Catarina, pelo Congresso Nacional e a Presidência da República, com a aprovação e sanção da lei federal nº. 13.617/2018 e homenagem ao Cônsul Carlos Renaux, no dia, hora e minuto em que há exatos 75 anos partiu para a vida eterna.

QUEM: Presidente da Fundação Catarinense de Cultura - FCC, historiadora Ana Lúcia Coutinho, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC, professor Augusto César Zeferino, Consultor jurídico do Movimento Santa Catarina Requer a Correção do Erro Histórico e ex-Procurador-Geral de Justiça, Dr. José Galvani Alberton, Prefeitos e Vereadores de vários municípios.

QUANDO: 28 de janeiro de 2020, às 10h, pontualmente

ONDE: Salão Nobre da Prefeitura de Brusque (Praça das Bandeiras,  nº. 77 - Centro 1 - 88350-051)

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp