BRUSQUE
COVID-19: Prefeito e secretário de saúde anunciam novas medidas de enfrentamento
A aplicação das novas medidas começará nesta terça-feira (23)
por Departamento Jornalismo Rádio Araguaia 22/02/2021 às 17:59 Atualizado em 22/02/2021 às 19:15

Em virtude do aumento de casos do novo comovírus e a preocupação com a ocupação de leitos hospitalares, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Osvaldo Quirino de Souza, anunciou novas medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19. O anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira (22), no gabinete do prefeito.

Vequi esclareceu que as medidas são de extrema importância e a colaboração da população é essencial para bons resultados. “É um momento delicado, os leitos estão chegando ao limite, a capacidade hospitalar também. O que nós precisamos é compreensão e a participação da população brusquense nesse novo momento. Cada vez mais usarmos álcool em gel, usar máscara e o distanciamento social, para que nós possamos passar estas próximas semanas, que talvez serão as principais semanas do coronavírus aqui em nossa cidade. Para que a gente possa passar  logo logo e retomar ao trabalho normal,” destacou.         

Quirino esclareceu que estão sendo adotadas adaptações para melhor atender os brusquenses. “Uma medida dura você tem que fechar unidades que estavam funcionando e atendimento a toda população, mas nós fizemos um mapeamento e vimos as unidades que tinham a menor demanda e requisitamos os profissionais para unidades centrais. Nós remanejamos esses médicos que estavam nessas unidades menores para as unidades maiores e para o Centro de Triagem também. Sete ou quatorze dias com um pouco de dificuldade  nas UBS, mas podem ter certeza que é pra evitar um mal maior.    

Medidas 

Para melhorar o atendimento à população, 16 médicos passam a atender no Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, que fica no pavilhão da Fenarreco.

Entre as medidas adotadas estão a suspensão de todas as cirurgias eletivas públicas ou privadas, a ação visa garantir leitos hospitalares em caso de necessidade. 

Suspender as férias e licença prêmio a partir desta segunda para todos os servidores da saúde, com possibilidade de convocar os que estão em gozo das mesmas. 

Permite o remanejamento dos servidores para setores com elevada demanda de serviço quando necessário, inclusive fechamento de Unidades de Saúde para remanejamento dos servidores para serviços essenciais como o Centro de Triagem e Centro de Testagem.

Centro de Testagem

A Unidade de Saúde do Centro passa a ser o  Centro de Testagem e Orientações para Pacientes Assintomáticos, ou seja, aqueles que necessitarem fazer o teste da covid-19 podem se dirigir até a UBS do Centro, ela vai funcionar das das 8h às 17h sem fechamento para almoço, e atuará na linha de testagens rápidas diagnóstica.

Já os pacientes da UBS do Centro passam a ser atendidos na Policlínica Municipal, no térreo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Centro de Triagem Pediátrico

O Centro de Triagem também contará com um espaço exclusivo para atendimento pediátrico, que vai ser referência para atendimento em pediatria para direcionamento de fluxo das crianças sintomáticas respiratórias do município. Com o mesmo horário do 

Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, em dias de semana das 7h às 19h e nos finais de semana das 8h às 17h.

Unidades de Saúde

Algumas unidades de saúde vão contar apenas com atendimentos básicos, já que algumas delas os médicos tiveram que ser remanejados, nessas unidades elas vão estar abertas para acolhimento e orientações, tele-monitoramento de pacientes crônicos e atendimento de urgências em odontologia.

Já as unidades abaixo vão permanecer com seus atendimentos, ressaltando que eles vão ser apenas para urgência, emergência e gestantes, sendo que qualquer cidadão poderá procurar qualquer uma dessas unidades, podendo ser a mais próxima:

Águas Claras

Paquetá

Maluche

Dom Joaquim

Santa Terezinha

Steffen

Centro – Remanejada para a Policlínica

Limeira Baixa

Santa Luzia

Qualquer dúvida as pessoas podem entrar em contato com o WhatsApp (47) 9 8812 0677.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados