MAU TEMPO
Defesa Civil de Brusque divulga balanço parcial das chuvas
O órgão reforça o alerta para pessoas que residem próximas a taludes para que mantenham a atenção
por Secom - Prefeitura de Brusque 09/06/2021 às 10:48
Imagens: Defesa Civil / Divulgação

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque registrou, até o momento, 18 alagamentos, dois deslizamentos em vias públicas e três em residências, além da queda de um muro, totalizando 24 ocorrências, após as chuvas que ocorreram no município durante a madrugada entre terça e quarta-feira (8 e 9).

Até as 9 horas desta manhã, Brusque conta com 22 famílias desalojadas, número que pode mudar ao longo do dia. O maior volume de ocorrências está concentrado na região do bairro Limeira, onde choveu 96,9 milímetros nas últimas 24 horas, como explica o chefe de Vistorias e Fiscalização, Edevilson Cugiki: “Nossa equipe ainda está em campo realizando o levantamento de ocorrências e danos, que devem aumentar durante o dia”.

O órgão reforça o alerta para pessoas que residem próximas a taludes para que mantenham a atenção. “Devido ao grande volume de chuva ocorrido e a previsão de mais chuva para hoje, as pessoas devem ficar atentas à possível movimentação de terra”, aponta Cugiki.

O prefeito Ari Vequi acompanha os trabalhos da Defesa Civil desde o início da manhã. “Infelizmente mais uma vez nossa cidade foi atingida por uma grande enxurrada, principalmente nos bairros Limoeiro, Poço Fundo, Primeiro de Maio, e o maior problema ocorrido foi na Limeira, onde várias famílias tiveram suas residências atingidas”.

“A Secretaria de Obras, Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social estão em campo atuando para que mais rapidamente possamos liberar todos os acessos e também dar atenção e verificar a situação das famílias”, finaliza Vequi.

Unidades de Saúde também foram afetadas

Na UBS Planalto houve queda do gesso de parte do teto da unidade. Está sem atendimento no momento e os profissionais estão no local para orientar os usuários. A expectativa é de que à tarde possa reabrir. A orientação da Secretaria de Saúde é para que, usuários que necessitem atendimento se desloquem até a Unidade Básica do Jardim Maluche, onde há o Pronto Atendimento, ou ao Hospital Dom Joaquim, até que a situação se normalize.

As ruas de acesso às UBS Limeira Baixa e Limeira Alta estão alagadas e não se pode chegar até as Unidades Básicas. A água não chegou a entrar nas unidades e, portanto, assim que o acesso for liberado, os locais serão reabertos para atendimento.

Prefeito concede entrevista coletiva às 17 horas

Às 17 horas, na sede da Defesa Civil de Brusque, o prefeito Ari Vequi, concederá uma entrevista coletiva, com todas as informações referentes às ocorrências causadas pelas chuvas ocorridas nas últimas horas.

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados