Brusque

Defesa Civil realiza balanço sobre estiagem no município

Desde 1941, não era registrado um acumulado tão baixo de chuvas no período de março a abril
por Secom - Prefeitura de Brusque 01/06/2020 às 17:37 Atualizado em 01/06/2020 às 17:54
Secom / Prefeitura de Brusque

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque realizou o balanço de chuvas do trimestre no município, por conta da estiagem enfrentada pela região nos últimos meses.  Março registrou acumulado de chuvas de 19,3 milímetros (a média para este mês é de 165,8 milímetros). Abril registrou 23,3 milímetros (média de 108,6) e maio 10,86 (média 104,5). 

De acordo com os dados levantados, o período avaliado finalizou com acumulado de 53,46 milímetros de chuva, sendo a média para os três meses de 378,9 milímetros. “Este é o pior acumulado do trimestre que se tem registro na cidade de Brusque nas últimas décadas. Desde 1941, não era registrado um acumulado tão baixo nestes meses”, revela o diretor da Defesa Civil de Brusque, André Cristiano Archer. 

Ele destaca que o mês de maio, que registrou  10,86 milímetros este ano, também registrou o menor acumulado de chuva desde 1995, quando nesse período choveu apenas 7 milímetros. “Vivemos uma situação preocupante de estiagem. A população precisa estar ciente e colaborar utilizando este recurso de forma racional”, completa. 

O nível do Rio Itajaí-Mirim também preocupa. No dia 31 de maio deste ano teve a cota registrada de 66 centímetros - a menor desde 1992, quando foram registrados apenas 30 centímetros em 9 de maio).  “Cabe destacar, que a aferição de cotas na época era registrada em um ponto cerca de 50 metros a montante do atual. O que pode interferir na comparação dos dados”, frisa Archer. 

Economize água

A Defesa Civil orienta a população para que faça uso da água potável de forma racional. É possível reduzir o consumo com cuidados simples no dia a dia, como: fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos ou escova os dentes, reduzir o tempo de banho, varrer calçadas em vez de lavá-las, eliminar vazamentos, juntar a quantidade de roupa compatível com a capacidade da lavadora, reutilizar água quando possível, entre outras ações colaborativas.


Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp