Samae

Dejair Machado fala sobre abastecimento de água em Brusque

Entre os destaques da entrevista, estavam os problemas envolvendo as bombas da captação que ocorreram no início desta semana
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 17/01/2019 às 18:45 Atualizado em 18/01/2019 às 18:39
Divulgação

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Dejair Machado esteve no Jornal da manhã da Rádio Araguaia na manhã desta quinta-feira (17). Entre os destaques da entrevista, estavam os problemas envolvendo as bombas da captação que ocorreram no início desta semana.  Segundo ele, o problema foi solucionado mais rápido que o previsto graças ao trabalho de toda a equipe da autarquia.

Outro assunto em pauta foi a estação da Cristalina, que será a solução para os problemas enfrentados no abastecimento de água atualmente em Brusque. De acordo com Machado, a estação de Cristalina será uma obra grande, porém, somente o projeto, que já está em andamento, levará em torno de um ano para ficar pronto, além disso, será necessário um local apropriado para instalar a estação e essa questão envolve desapropriações de terras que ainda demandam mais tempo. Conforme o diretor-presidente, até a estação da Cristalina entrar em funcionamento, serão necessárias diversas ações para manter o nível de tranquilidade.

Entre as ações está a melhoria da captação das estações isoladas da cidade, que, segundo ele, se normalizadas darão conta do abastecimento. Dejair comentou que choveu muito pouco nos últimos meses e desta forma as nascentes começaram a secar, nas regiões mais elevadas a afastadas do centro, como a região do bairro Dom Joaquim, por exemplo. Como medida emergencial para reestabelecer a tranquilidade da população do Dom Joaquim, será feito um poço artesiano, a obra já está licitada. De acordo com Dejair, outras modificações serão feitas no Ribeirão do Mafra, com a instalação de um filtro mais rápido que servirá como reservatório de água. Na Volta Grande será concluída uma rede nova até o final desta semana.

Dejair ressaltou que no verão o problema do desabastecimento aumenta, por isso é necessário que a população continue não reservando água, mas sim economizando água, até que passe a fase de calor e estiagem. Ele destacou que até mesmo nas ações simples como tomar banho e escovar os dentes é preciso economizar. Também fez um apelo para que a população não lave calçadas e carros até que se estabilize a situação. Outro pedido foi em função de vazamentos, que de acordo com ele devem ser comunicados com rapidez aos Samae.

O diretor-presidente frisou ainda que a autarquia trabalha 24 horas e que as ações implantadas irão atingir uma totalidade do abastecimento de Brusque. 

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp