PREVISÃO DO TEMPO
Depois do calor de ontem (12), queda brusca na temperatura, prevê o meteologista Piter Scheuer
Uma frente fria de fraca intensidade se desloca durante a madrugada e início da manhã em Santa Catarina
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 13/08/2019 às 06:46 Atualizado em 13/08/2019 às 06:47

CENTRAL DO TEMPO – FLORIANÓPOLIS SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA 13/08/2019

Uma frente fria de fraca intensidade se desloca durante a madrugada e início da manhã em SC, favorecendo céu nublado e ocorrência de chuva fraca e garoa ocasional mal distribuída. Por se tratar de chuva irregular, diversas áreas vão passar sem o registro de chuva. À medida que a frente fria se afasta do estado o tempo volta a melhorar em todas as regiões devido à aproximação de uma forte massa de ar seco e frio (centro de alta pressão), favorecendo um dia de tempo firme com predomínio de sol alternando com momentos de maior nebulosidade (céu nublado). Temperatura baixa durante o dia, com máximas variando entre 14 a 17ºC entre as regiões do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul com formação de geada ao longo da noite com mínimas em torno de 0 a 4ºC . Já no Topo da Serra mínimas a noite que oscilam entre -1 a -4ºC no Topo da Serra. Máximas entre 15 a 17°C no Litoral e na marca dos 21 a 23ºC nas cidades do Vale do Itajaí e Norte do estado. Vento de sudeste a sudoeste fraco a moderado com rajadas de 35 a 55 km/h. Eventuais rajadas fortes acima de 80 km/h. Vento moderado com velocidade acima dos 75 km/h em Laguna no Cabo de Santa Marta.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Quarta-feira (14/08): A presença de uma massa de ar polar (alta pressão atmosférica continental) promove um dia de ensolarado (céu azul) com poucas variações de nuvens na maioria das regiões. Intervalos de nebulosidade se ocorrem na Faixa Leste. Formação de geada ampla entre a madrugada e manhã ao longo de SC, sendo mais abrangente nos setores do Oeste, Meio Oeste e Planaltos Norte e Sul e mais isolada na Faixa Litorânea e Baixo Vale do Itajaí. A geada pode ocasionar danos nas culturas de fruticultura e trigo. Atenção com plantas ornamentais, pastagens nativas e outras culturas sensíveis ao frio, sobretudo nas áreas do Vale do Itajaí. Temperatura abaixo dos 2°C na maior parte de SC. Mínimas entre 0 a -2ºC no Extremo Oeste, -2 a -4ºC no Oeste e Meio Oeste (altitude variando entre 600 a 800 m – municípios de Chapecó e Xanxerê), -3 a -5 no Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste (entre 900 m a 1100 m – redondezas de Ponte Serrada e Fraiburgo). No Planalto Norte mínimas variando -1 a -3ºC, -1 a 1ºC no Alto Vale do Itajaí entre 0 a 3ºC no Litoral e Baixo Vale do Itajaí. Máximas entre 10 a 14ºC do Oeste a Serra e na marca dos 15 a 17ºC na Faixa Leste. Vento de sul a sudeste com oscilações para leste a nordeste ao longo da tarde e noite com rajadas de 25 a 45 km/h.

Tendência do Tempo (Resumida) – Quinta-feira (15/08): Sol com poucas nuvens alternando com intervalos de muitas nuvens (nublado) do Centro ao Litoral. Temperatura muito baixa no amanhecer e em gradativa elevação a tarde. Formação de geada entre o Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e isoladamente no Litoral Sul (áreas afastadas do mar). Geada com risco de danos nas áreas de pomares acima dos 750 m.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade
Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados