METEOROLOGIA

Dia com tempo instável devido a passagem de uma frente fria por Santa Catarina

Risco de temporal bem isolado (chuva intensa, raios, granizo intenso, ventania com potencial de danos)
por Departamento de Jornalismo - Rádio Araguaia 14/11/2019 às 09:34

METEOROLOGISTA PITER SCHEUER – CHAPECÓ SC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA 14/11/2019

Quinta-feira (13/11): Áreas de instabilidades associadas à formação de uma frente fria aliada a um centro de baixa pressão, favorece tempo instável em SC com predomínio de céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas (raios) de forma isolada no decorrer do dia alternando com intervalos de melhoria (bons intervalos de tempo seco com períodos de sol). Condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte em um curto espaço de tempo em pouquíssimas áreas. Risco de temporal bem isolado (chuva intensa, raios, granizo intenso, ventania com potencial de danos). Alterna com intervalos de melhoria (sol entre nuvens) em SC. Temperatura em declínio com destaque para as máximas, variando entre 26 a 28ºC no Extremo Oeste, 23 a 26ºC no Oeste e na marca dos 25 a 28°C em pontos do Litoral Norte e Vale do Itajaí. Mínimas entre 14 a 18ºC entre a madrugada e manhã do Oeste a Serra e na marca dos 10/13°C na região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema. Vento variável de nordeste/noroeste a sudoeste a sudeste com rajadas ocasionais em torno de 50/70 km/h sobretudo no Litoral. Em caso de tempestades, rajadas de 60/80 km/h.


TENDÊNCIA DO TEMPO PARA AMANHÃ

Sexta-feira (15/11): A frente fria se afasta e o tempo melhora em SC. O ar frio e úmido concentrado nos níveis baixos da atmosfera favorece céu nublado com chuviscos ocasionais entre a madrugada e início do dia nas regiões do Oeste a Serra, incluindo algumas do Litoral Sul. O sol volta a brilhar em todas as regiões no decorrer da manhã e tarde, devido o deslocamento de uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão).  Chance de chuva bem isolada no final do dia no Leste e Nordeste de SC. Temperatura amena entre a madrugada e manhã, na marca dos 12 a 15ºC do Oeste a Serra, 5 a 8ºC no Topo da Serra e variando entre 15 a 18ºC no Leste do estado. Declínio das temperaturas à noite. Máximas em elevação no Vale do Itajaí e Litoral Norte beirando os 30 a 32ºC. Já no Oeste e Meio Oeste, máximas oscilando entre 23 a 26ºC e na marca dos 27ºC no Extremo Oeste. Vento de sudoeste a sudeste com velocidade de 35 a 55 km/h e rajadas de 50 a 80 km/h no Litoral.

AVISO ESPECIAL

Devido ao ingresso de uma massa de ar seco e frio com intensidade forte para época do ano, tem possibilidade de formação de geada fraca a moderada nas baixadas e vales do Topo da Serra no amanhecer dos dias 16 a 18, exige monitoramento em áreas de pomares nas baixadas, tem risco de ter algum dano pontual. Mínimas entre -1 a 3°C em algumas áreas de pomares e lavouras podem ser registrados entre os dias 16 a 18. No Centro, Meio Oeste e Campos de Palmas/SC as temperaturas permanecem em um limiar bem próximo para a formação de geada e nas baixadas (muito isoladamente) no dia 16 com altitude acima dos 900 m. O maior problema será a condição ideal para a propagação de doenças no feijão (antracnose) nestas madrugadas frias e orvalhadas.

Este quadro poderá confirmar as previsões de frio tardio feitas em setembro e outubro (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer). Acompanhem o nosso site, redes sociais e Canal do tempo, previsão com responsabilidade. Dados de hoje.

Piter Scheuer - Meteorologista - CREA/SC 154169-9

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp