Unidades Básicas de Saúde

Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado neste sábado (1º)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se preparam para realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatite B e C
por Secom - Prefeitura de Brusque 28/11/2018 às 17:33 Atualizado em 11/12/2018 às 06:39
Secom - Prefeitura de Brusque

Nesta sexta-feira (30), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que já realizam testes rápidos vão intensificar as ações, além de atuar de forma educativa com a distribuição de materiais informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante. 

Para fazer o teste, basta ter em mãos o Cartão Nacional do SUS e um documento de identificação com foto. “Nos meses de outubro e novembro, realizamos a testagem durante os sábados em algumas UBSs, possibilitando atender um número maior de pessoas”, explica a enfermeira  Elaine Weirich.

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS, comemorado em 1° de Dezembro, tem por objetivo estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, além de criar um espírito de tolerância social.

Em Brusque, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) atende a demanda de 545 pacientes com AIDS, 230 portadores do HIV, 403 com Hepatite B e 160 com Hepatite C. 

No Brasil, nos últimos anos, o número de óbitos relacionados à Aids mantém-se em aproximadamente 12 mil pessoas por ano, sendo a tuberculose a principal causa de mortes por doenças infecciosas entre pessoas vivendo com HIV/Aids.

Assuntos: Saúde

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp