Geral

Diretor-presidente do Samae faz balanço de 100 dias à frente da autarquia

Luciano Camargo comentou as principais ações e realizações realizadas pelo Samae durante o período
por Secom - Prefeitura de Brusque 14/04/2021 às 16:59
Divulgação

No último dia 10 de abril, o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo, completou 100 dias à frente da autarquia. Conforme o gestor, o período serviu para que várias demandas urgentes e históricas, relacionadas ao abastecimento de água, fossem resolvidas em diversos pontos da cidade. 

Camargo destaca, por exemplo, as soluções viabilizadas pelo Samae nas ruas Gabriel Siegel e João Siegel, no bairro Guarani; Maximiliano Barowsky e Guilherme Ristow, no Primeiro de Maio; Loteamento Cyro Gevaerd, no Limeira; e, também, rua Nossa Senhora de Lourdes, no Azambuja. Todos esses locais apresentavam problemas contínuos de desabastecimento em determinados períodos do dia.

“É claro que estamos trabalhando com afinco para que nos próximos anos tenhamos a ETA Cristalina, mas, enquanto isso, não podemos deixar as outras situações paradas. Existe um estudo constante de nosso setor técnico e de engenharia para que possamos dar uma resposta rápida a essas questões represadas”, comenta o diretor-presidente.

Camargo cita, ainda, a implementação do Samae 24 horas, que consiste na elaboração de plantões em todos os turnos, de segunda a sexta-feira, fazendo com que haja sempre atendimento ininterrupto na autarquia, independente do horário. Ainda em relação à comunicação com a comunidade, destaca-se, também, a criação de um canal de avisos para a população no Telegram (participe clicando aqui) e a reativação das redes sociais do Samae.

“Notamos que está ocorrendo uma diminuição considerável nas reclamações que eram constantes. Isso tudo faz parte de um trabalho centrado, focado na população”, ressalta Luciano Camargo.

Infraestrutura

Em relação às melhorias realizadas pelo Samae Brusque no quesito infraestrutura, o diretor-presidente cita o desassoreamento de todas as represas que alimentam os microssistemas do Samae Brusque, resultando em maior capacidade de reservação de água bruta e, consequentemente, em maior vazão por segundo de água tratada saindo das estações de tratamento.

Nestes 100 dias também foi destaque a criação do setor de Pesquisa de Vazamentos de Água (geofonamento) e a implementação de um turno noturno para a realização destes serviços. 

A maior obra do Samae para o ano de 2021, e uma das maiores dos últimos anos, está prevista para iniciar no segundo semestre. Trata-se de uma expansão de rede de aproximadamente 9,5 quilômetros. A autarquia, desde o início do ano de 2021, trabalha no projeto de engenharia e na aquisição de insumos para que seja dado início às intervenções nas vias brusquenses.

“Esta obra é uma antecipação. Ela já faz parte dos serviços que devem ser executados em paralelo à ETA Cristalina. Porém, notamos que essa expansão de rede poderia nos trazer muitos benefícios já antes da construção da estação. Ela vai ajudar a levar mais água tratada para localidades que hoje apresentam um déficit”, salienta Luciano.

Outras realizações

Notificação de empresas prestadoras de serviço que estavam em atraso com a autarquia;

Conclusão do projeto de engenharia da ETA Cristalina;

Retomada do serviço de terraplenagem do terreno onde será instalada a ETA Cristalina (EM ANDAMENTO);

Melhorias na Estação Elevatória de Água Tratada (EAT) do bairro Maluche, praticamente dobrando a capacidade da estrutura;

Divulgação de processos licitatórios nas redes sociais, propiciando maior transparência para o cidadão;

Obra de drenagem na ETA Santa Luzia, em parceria com a Secretaria de Obras;

Retomada de visitas guiadas à ETA Central;

Execução de projeto de engenharia e compra de insumos para a maior obra do Samae Brusque em 2021, que é a expansão de aproximadamente 9,5 quilômetros de rede no município; a obra deve ter início no segundo semestre de 2021;

Correção da tarifa de água abaixo da inflação acumulada;

Abertura de três processos seletivos para a contratação de engenheiros, agentes de obras, agentes de ETA, agentes hidráulicos, agentes de cadastro técnico e agentes administrativos;

Participação na nova comissão que visa desburocratizar pedidos de viabilidade para novos empreendimentos;

Estudos para diminuir turbidez na água tratada em períodos posteriores a consertos na rede de abastecimento;

Alinhamento estratégico com servidores;

Doação de motocicletas para a Vigilância Epidemiológica;

Manobra de rede para aumentar pressurização de nos bairros Steffen e Bateas;

Cooperação técnica com o Senai Brusque.

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp