ibplan

Dois estudos técnicos desenvolvidos em Brusque são apresentados em evento internacional de urbanismo

Trabalhos objetivaram estruturar um modelo de banco de dados geográficos
por Secom - Prefeitura de Brusque 24/06/2022 às 15:46 Atualizado em 24/06/2022 às 15:57
Secom/Prefeitura de Brusque

O IBPLAN, em conjunto com o GeoBrusque, Unifebe e UFSC, apresentaram nesta quinta-feira (23), dois trabalhos no XIV Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU). O evento ocorre em parceria entre instituições de ensino do Brasil e Europa. Neste ano, ainda em formato híbrido face à pandemia, a versão brasileira está sendo realizada nestes dias 23 e 24 de junho na Universidade Federal do Paraná (UFPR). E na semana anterior, foi desenvolvido na Universidade de Madrid (Espanha). 

Os trabalhos desenvolvidos pelo Coordenador da Comissão Técnica Municipal do Plano Diretor de Brusque, André Felipe Bozio, objetivaram estruturar um modelo de banco de dados geográficos que suportem dados relativos à qualidade das calçadas para posterior geoespacialização em mapas e elaboração de políticas públicas correlatas sobre a temática de forma assertiva. 

"Estamos situados num estado de integração setorial, por meio daquilo que chamamos de Cadastro Territorial Multifinalitário. O IBPLAN em conjunto do GeoBrusque está iniciando este processo que concretizará a tão falada 'desburocratização' na gestão pública", afirma o diretor de planejamento urbano do IBPLAN.

Em um dos mais importantes eventos sobre urbanismo do mundo, os trabalhos foram apresentados por André Bozio; Anderson Buss, do Instituto de Planejamento; Camila da Silva, do GeoBrusque; Karol Carminatti e Alexssandra Fidelis, da Unifebe e Draª Vivian da Silva Celestino Reginato, engenheira cartógrafa e professora da Universidade Federal. 

"Cumprindo com as atribuições do nosso Instituto, estes trabalhos representam ao IBPLAN e outras secretarias municipais os objetivos de um planejamento e gestão pautada em uma análise crítica da nossa realidade territorial, sem que decisões sejam tomadas de forma rasa e ineficaz", considera Bozio.

Ele reitera que divulgar a cidade em eventos científicos deste porte é algo privilegiado, mas que é fruto de muita dedicação. "Nada adiantaria divulgarmos nossos resultados sem que eles pudessem ser implementados, de fato, no local em que vivemos". 

Seu posicionamento é permeado pela ideia de que os estudos precisam anteceder às leis, e não as leis sucederem a estudos. "Vivemos numa sociedade onde precisamos sempre estudar o impacto de determinada legislação urbana nas cidades. O que fazemos é justamente o inverso: os estudos precisam subsidiar as legislações". 

Para André Bozio, "a nossa cidade precisa ser divulgada e o meio científico é o coerente para isso, pois mostra de fato como somos. Precisamos mostrar a outros municípios nossos potenciais para que se espelhem, e nossas fragilidades, para que possamos enfrentar de cabeça reta nossos desafios. Desta forma, tornamos melhor a região, o estado e o país em que vivemos".

No evento, debates de grande relevância permeiam temáticas relacionadas ao Plano Diretor de Brusque, que está em processo de revisão.

Assuntos: Comunidade

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp