LANÇAMENTO

Editora UNIFEBE publica duas novas obras

Títulos foram escritos pelo historiador e acadêmico da UNIFEBE, Álisson Castro
por Assessoria de Imprensa Unifebe 12/04/2021 às 10:04
Divulgação

Personagens Natalinos do Vale do Itajaí e Regimes de Cidade - Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí são as duas novas obras publicadas pela Editora UNIFEBE. Os títulos foram escritos pelo historiador e acadêmico da UNIFEBE, Álisson Castro, e estão disponíveis nas livrarias Graf, Mosimann e Saber, de Brusque. 

As obras

No livro Personagens Natalinos do Vale do Itajaí, Castro investiga o curioso ritual do Pelznickel, presente nas celebrações de Natal no Vale do Itajaí. O material apresentado em sua dissertação de mestrado procurou compreender os usos e sentidos atribuídos ao personagem, por parte de seus praticantes no município de Guabiruba. 

O livro conta com o prefácio escrito pela historiadora e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. “Fiquei muito feliz em contribuir com uma obra, que aborda uma temática que também pesquisei e publiquei. A cultura da nossa região é muito rica, e é por meio de livros como o de Álisson, que marcaremos isso para sempre em nossa história”, enfatiza Rosemari. 

Já no livro Regimes de Cidade - Turismo e Crescimento Urbano no Vale do Itajaí, Álisson estuda o fenômeno da crescente urbanização na experiência de cidade dos habitantes de Brusque, por meio de uma análise dos projetos de gestão do município, entre 1989 e 2008. O material apresentado como tese de doutorado, buscou entender como as disputas pelos projetos de cidade impactaram na vida das pessoas. 

O autor

Álisson Castro é doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville, pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional e Licenciado em História pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua desde 2011 como Historiador no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque e, atualmente, é acadêmico do curso de Direito da UNIFEBE. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp