UNIFEBE
Educação em Diálogo apresenta atuação do pedagogo na Alemanha
Estudantes conversaram virtualmente com professora que atua na Alemanha há mais de 10 anos.
por Assessoria de Imprensa Unifebe 14/05/2021 às 15:04 Atualizado em 14/05/2021 às 15:05
Divulgação

A realidade do mercado de trabalho e da atuação profissional do pedagogo na Alemanha foi o tema da conversa virtual realizada pelo curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Nesta edição do projeto Educação em Diálogo, os estudantes conheceram Uly Marchi, a pedagoga brasileira, que vive há mais de 20 anos na Alemanha. No bate-papo virtual, promovido na disciplina de Espaços Múltiplos de Educação, Uly relatou sua experiência como professora na educação infantil alemã, há mais de 10 anos.

Professora da creche Kita Schnewerdinger Weg, Uly explicou como funciona a formação do pedagogo no país europeu e abordou as principais diferenças entre a educação infantil no Brasil e na Alemanha. “Os aspectos apresentados por ela auxiliaram nossos acadêmicos a perceber a atuação do pedagogo não só em diferentes espaços de educação, mas também em diferentes países e culturas”, salienta a professora da disciplina, Fabiani Cervi Colombi.

Foi a primeira vez que a acadêmica da 7ª fase de Pedagogia da UNIFEBE, Mayulle Hartke, conheceu a perspectiva do profissional fora do Brasil. “Ter esse contato com alguém da área, que atua em uma realidade tão diferente da nossa, realmente é uma experiência única. São em trocas como essas que percebemos o quanto a educação é tão valiosa em determinados lugares”, enfatiza Mayulle.

Segundo a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, este contato dos estudantes com outras realidades da profissão é um dos objetivos do Educação em Diálogo. “O projeto tem permitido o envolvimento dos nossos acadêmicos com o mercado de trabalho e a comunidade externa, por meio de um rico intercâmbio de conhecimentos. Uma das políticas da universidade é a internacionalização dos currículos de graduação, numa perspectiva de enriquecer este ambiente com diferentes experiências culturais, sem se restringir à mobilidade acadêmica.  A Pedagogia, na 3ª edição do Projeto Educação em Diálogo, também teve este foco”, destaca Eliane.

Além de professores e acadêmicos da UNIFEBE, também participaram do diálogo membros da comunidade de outros municípios do Brasil e de Portugal. 

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados