TECNOLOGIA

Equipe de robótica do Sesi Brusque prepara-se para Torneio Nacional

Competição acontece de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro e vale uma vaga para o mundial da FIRST® LEGO® League (FLL) nos Estados Unidos
por Assessoria de Imprensa Midia Press 05/03/2019 às 05:28
Divulgação

Três vezes por semana a TecnoRob Evolution, equipe de robótica do SESI Brusque se reúne para estudar e aperfeiçoar a apresentação que fará no mês que vem, quando participa do torneio nacional de robótica. A competição acontece de 15 a 17 de março, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro e vale uma vaga para o mundial da FIRST® LEGO® League (FLL) 2019, que será em abril, nos Estados Unidos. 

“O torneio tem a proposta de expor esses jovens ao mundo das ciências e tecnologias de forma divertida e trabalhando valores essenciais no século XXI, como trabalho em equipe, cooperação, disciplina, criatividade e inovação”, destaca o diretor regional do SESI/SENAI, Roberto Zen. 

Para esta edição, o desafio é desenvolver um projeto de pesquisa que aborde um problema do mundo real na área do tema da temporada (este ano o tema é "espaço") , além de uma solução para o problema. A Tecnorob identificou que um grande problema em viagens espaciais é a insuficiência de vitamina D nos astronautas, como solução proposta utilizam uma lâmpada que emite raios Ultravioleta e, assim, estimula o organismo a produzir essa vitamina. Já na parte da robótica, a equipe do SESI, assim como as outras participantes, tem como missão construir e programar um robô que deve passar por diversos desafios (todos relacionados ao tema) em dois minutos e meio.

“Logo após a etapa regional, já nos reunimos e traçamos nossas metas para a etapa nacional. Com relação ao projeto, buscamos validar nossa solução por meio de testes clínicos. Falando do robô, procuramos reformular o mesmo, com o intuito de atingir resultados melhores. Temos treinado por 8h diárias em até quatro dias por semana durante as férias escolares. Estamos ansiosos para a etapa nacional", conta o técnico da equipe, Claudio Rhenns.

Durante a seletiva para o torneio nacional, que aconteceu em outubro do ano passado, em Rio do Sul, a Tecnorob, de Brusque, conquistou o 1° lugar no desafio do robô na mesa, o que dá um estímulo a mais para os membros da equipe. 

Para a estudante Maria Fernanda Knihs, membro da equipe Tecnorob, a expectativa é conquistar um bom desempenho da equipe em todas as áreas. “O torneio da FLL sempre estimula muito o nosso espírito de equipe e amizade, desejo que isso também seja  demonstrado e que possamos ajudar e também aprender com todos. Gostaria de um torneio com resultados positivos e que sejam dias inesquecíveis e de muito respeito", declara a competidora. 

Além da equipe de Brusque, também participam da etapa nacional, no Rio de Janeiro, o time AgroRobots, de Concórdia e o TechMaker, de Blumenau. Outras três equipes (Os Aliemon’s, Sunrise e Anonymou’s Rob) também estão classificadas para a próxima etapa.

Integrantes da Tecnorob Evolution:

Mentor da equipe: Thiago Day;

Técnico: Cláudio Lima

Alunos: Maria Fernanda Knihs, 13 anos; Arthur Gabriel Silveira Sophiatti, 15 anos; Arthur Carminati, 15 anos; Gustavo Osovski, 12 anos de idade; Ana Carolina Uhlmann, 15 anos e Nicolas Patrick Souza, 15 anos. 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp