FORMATURA

Escola de Costura da AmpeBr forma mais 74 de profissionais

40% dos alunos já estão atuando no mercado de trabalho
por Assessoria de Imprensa Ideia comunicação 20/12/2021 às 10:15 Atualizado em 20/12/2021 às 10:16
Imagem: Divulgação

A última quinta-feira, 16 de dezembro, foi especial para 74 alunos e alunas da Escola de Costura, projeto da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr). Isso porque as turmas concluíram a capacitação iniciada há três meses, na sede da entidade, e, a partir de agora, estão aptas para ingressar no mercado de trabalho ou investir no próprio negócio. 

A solenidade de formatura ocorreu no auditório do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque e Região (Sintrafite) e reuniu convidados, familiares e amigos dos alunos e alunas, diretores da AmpeBr, e parceiros do projeto. Além disso, o evento contou com a presença do prefeito de Brusque, José Ari Vequi, do vice-prefeito, pastor Gilmar Doerner, e do vereador Jean Dalmolin, que representou a Câmara de Vereadores na oportunidade, além de representantes de demais entidades. 

Ao todo, 40% das alunas e alunos do curso já estão atuando no mercado de trabalho, na área da costura. Além disso, nem todas as concluintes puderam estar presentes na ocasião, já que muitas não puderam comparecer ao evento por conta de seus horários de trabalho, entretanto receberão os certificados posteriormente. 

Ao todo 90 novos alunos e alunas iniciaram a capacitação, no mês de setembro, e 74 concluíram agora.  O curso é gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, e tem como objetivo qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. Iniciado no ano de 2019, o curso iniciou como ‘Amor pela Costura’ e este ano tornou-se ‘Escola de Costura’, tendo como professoras as profissionais Maria Isabel Daroceski e Andreia Ranghetti’.

Desenvolvimento 

Durante a solenidade, o prefeito de Brusque destacou a importância do projeto, não apenas pela transformação de vida e oportunidade para os alunos, mas principalmente na contribuição da mão de obra para a cidade. “Em um momento em que Brusque atravessa um desenvolvimento econômico muito positivo, termos essa capacitação de profissionais na área da costura, tão necessária para a região, em especial para o nosso município, que é considerado ‘a cidade da Moda’, é fantástico. Esse curso faz com que as pessoas passem a ter oportunidades de emprego na área têxtil e até serem donos do próprio negócio. Parabéns a equipe da AmpeBr e a todos envolvidos nesse importante projeto”, ressaltou Vequi.

Assim como ele, o vice-prefeito, pastor Gilmar Doerner, também parabenizou cada aluno pela conquista, por escolherem e persistirem no curso, terem uma mudança de vida e também contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Reconhecimento 

Na oportunidade, a presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner também enalteceu a importância do projeto para a entidade, já que, por meio da capacitação, oportunizou a todos alunos e alunas a chance de ter um novo ofício, com novas possibilidades de emprego e renda. “É uma honra para a AmpeBr poder formar essa terceira turma. E a sensação é indescritível, em ver o brilho nos olhos de cada aluno e aluna, vê-los vestindo as roupas que eles mesmos confeccionaram e que estão usando hoje. É um projeto que está crescendo, já que nunca tivemos uma formatura tão prestigiada, tantas pessoas querendo apoiar e patrociná-lo. Em nome da AmpeBr, manifesto a grande honra que é contribuir com a história pessoal e profissional de cada aluno, naquilo que mais dignifica uma pessoa: qualificação para o mercado de trabalho”, declarou. 

Além disso, durante a solenidade, a presidente da AmpeBr anunciou uma nova parceria: com a empresa Tecebem, que a partir de 1º de fevereiro de 2022 também terá o curso realizado na nas instalações da mesma, com 30 vagas disponíveis, paralelo às aulas na sede da entidade. “A AmpeBr manterá as 90 vagas, e a Tecebem irá oferecer mais 30. Como a empresa está mais próxima de Guabiruba, acreditamos que ela irá atender também mais pessoas desse município, fortalecendo ainda mais o projeto a nível regional”, acrescentou a presidente da AmpeBr.

Sonho conquistado

Seja para ter uma nova profissão, realizar o sonho de trabalhar com costura, ou aprender um novo ofício, são diversos os motivos que levam os alunos a procurar o curso da AmpeBr. E, mesmo a maioria das profissionais sendo mulheres, os homens também já demonstraram que a costura pode ser sim uma prática feita por qualquer pessoa. Prova disso foram os dois alunos que concluíram o curso, entre eles Josias Francisco de Oliveira, que viu na capacitação uma chance de renda e de melhoria de vida: após sofrer um acidente no emprego anterior e passar por um período de recuperação, ele buscou aprender o ofício de costura para ter a sua própria facção em casa. “Estou muito feliz de concluir essa etapa. Agradeço à AmpeBr pela oportunidade, a todas as professoras pela paciência que tiveram conosco. Daqui para frente precisamos correr atrás, pois depende de nós colocarmos em prática os aprendizados. Para mim esse curso significa muito, pois é um recomeço. Já me adaptei, consegui comprar uma máquina de costura e estou começando a produzir. E as expectativas são as melhores a partir de agora, em busca desse sonho”, comentou Josias emocionado, acompanhado da esposa e das duas filhas. 

Há um ano e seis meses morando em Brusque, Rosierica Silva da Silva deixou a vida que tinha no estado do Pará e veio para Santa Catarina em busca de novas oportunidades, já que ela e o marido haviam perdido o emprego. Trabalhando como operadora de produção atualmente, ela soube da Escola de Costura da AmpeBr pela internet, e não perdeu tempo em aprender mais sobre uma área que sempre gostou. “Brusque é uma cidade maravilhosa, nos acolheu e fez com que conseguíssemos novas chances de trabalho. Soube do curso da AmpeBr e aguardei até conseguir a vaga. Com certeza todas as pessoas envolvidas nesse projeto são verdadeiros ‘anjos’ que nos oportunizaram o conhecimento. Só tenho que agradecer, pois estar me formando é um grande orgulho e espero um dia também poder ter meu próprio negócio. Espero também que esse projeto continue e possa mudar a vida de mais pessoas e famílias”, avaliou.

Inscrições

A Escola de Costura já está com as próximas turmas fechadas, entretanto há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811 ou (47) 9 9289-3381. 

São parceiros do projeto: Prefeitura de Brusque, Arrazantty, RC Máquinas, Aquarela, Bonna Forma, Irlogs, Jeito de Criança, Mantto Sagrado, Rosa Maria, Elly, e Mana Bacana.

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp