GUABIRUBA
Escola João Boos lança projeto de literatura regional
Projeto integrador busca incentivar a leitura de escritores regionais e incentivar os alunos a produzirem suas próprias obras literárias
por Escola de Educação Básica Professor João Boos 13/10/2021 às 16:31 Atualizado em 13/10/2021 às 16:57
Imagem: Divulgação

A Professora Jéssica Bernardes da Silva Baron está a frente desse projeto e relata o intuito da sua disciplina eletiva, lecionada na Escola de Educação Básica Professor João Boos, em Guabiruba.

“O objetivo principal da nossa disciplina é oferecer ao aluno a oportunidade de expandir a linguagem e o seu papel comunicativo na sociedade por meio da literatura regional, de modo que ele possa vir a compreender a sua origem, sua história e suas relações socioculturais por meio dos textos literários.

Além disso, por meio da literatura regional, nossos alunos podem compreender aspectos físicos, geográficos, climáticos e socioculturais que a nossa região apresenta, onde é possível explorar e conhecer esses aspectos, compreendendo costumes, valores e características da nossa região. 

É uma verdadeira imersão em autoconhecimento, através do conhecimento das nossas raízes! Isso proporciona que o aluno conheça melhor a si mesmo e as suas origens, tais como: sua descendência cultural, a linguagem informal e as expressões de linguagem que são utilizadas pelos moradores locais, entre outros."

A Professora comenta que desenhou o currículo dessa disciplina mantendo como foco principal alguns objetivos, como:

• Melhorar a compreensão da leitura, através do exercício da interpretação de texto.

• Incentivar a prática da leitura e da escrita, sugerindo reflexões a respeito de como melhorar o interesse dos jovens pela leitura e buscar estreitar a relação entre texto e leitor.

• Trazer ao conhecimento dos alunos alguns escritores regionais através das suas obras literárias, das suas trajetórias singulares, tirando dúvidas e realizando palestras e worshops virtuais.

• E por último, havia a necessidade de incentivar a produção da literatura regional, sendo assim, os alunos estão desenvolvendo um livro - que será lançado no final deste ano de forma virtual e física.

"Esperamos ao final da nossa disciplina, poder voltar aqui com vocês, para compartilhar o lançamento do nosso livro! Será uma imensa realização para os nossos alunos e para a nossa comunidade escolar.”

Professora, Jéssica Bernardes da Silva Baron

Envie seu comentário sobre esta notícia
Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios
Recomendados