GERAL

Estudantes da UNIFEBE desenvolvem ações sociais em hospital e residencial multifamiliar de Brusque

Atividades integram o projeto Jardim Cultural realizado com os acadêmicos bolsistas da instituição
por Assessoria de Imprensa Unifebe 02/08/2022 às 17:17 Atualizado em 02/08/2022 às 17:23
Foto: Divulgação

A solidariedade e o enxergar o outro com empatia e compaixão são algumas das competências trabalhadas pelo projeto Jardim Cultural, desenvolvido pelo professor Emiliano Daniel de Souza com os acadêmicos bolsistas do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O projeto de extensão social com visão socioeducativa visa levar os estudantes a se envolverem com a comunidade, por meio de visitas em hospitais e residenciais multifamiliares, levando conhecimento, cultura e lazer. 

No primeiro semestre de 2022, o projeto foi executado em três etapas. Na primeira, acompanhados pelo professor, os acadêmicos visitaram o Condomínio Residencial Sesquicentenário, no bairro Limeira. Lá os estudantes realizaram, com cerca de 200 crianças, uma série de atividades de lazer com jogos de argola, bambolês, cordas e diversas outras brincadeiras. A segunda visita do projeto foi ao Hospital Imigrantes de Brusque. No local, os acadêmicos apresentaram músicas e declamaram poemas com o intuito de levar consolo e alegria aos pacientes e profissionais da saúde que atuam na instituição. 

Por fim, os alunos visitaram um idoso que precisava de companhia. O objetivo era proporcionar um momento de carinho àqueles que tanto necessitam de atenção. “Em cada ação eles perceberam o poder que a atenção e olhar com cuidado e carinho para o outro é transformador. Certamente nos cursos que eles escolheram eles aprendem diversas habilidades e competências, mas ao sair do espaço universitário e ir ao encontro de pessoas com múltiplas necessidades, eles compreendem as diferenças socioculturais e saem da graduação como seres humanos e profissionais ainda melhores”, pontua o coordenador do projeto, professor Emiliano. 

Jardim Cultural: onde a diversidade floresce 

De acordo com Emiliano o nome do projeto estabelece analogias ao cultivo e a beleza. 

Assim como o conhecimento, o jardim não nasce pronto, é preciso um local e um jardineiro para que sejam feitos os canteiros, a semeadura e os cuidados com a germinação. Após esse zelo, chega o momento de se encantar com a beleza que ele oferece, de colher, de enfeitar e perfumar outros espaços. Nesse sentido que, o Jardim Cultural cultiva a cultura, e a dissemina por meio de ações sociais.

“Participar do Jardim Cultural é muito especial, um misto de alegria e gratidão. Em cada ação percebemos o quanto a nossa presença mudou o dia daquelas pessoas. Vimos felicidade nos olhos delas. Como acadêmica, acredito que essas ações nos ensinam competências e habilidades que são essenciais para qualquer profissional e ser humano. Com certeza concluímos o projeto do semestre sendo pessoas diferentes do que quando iniciamos”, salienta a acadêmica de Ciências Contábeis, Fernanda Alves Evangelista. 

O Jardim Cultural integra a relação de projetos desenvolvidos pela UNIFEBE com os acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina- UNIEDU. As ações são realizadas pelos estudantes como contrapartida pelo incentivo financeiro que recebem para cursar o ensino superior.


Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp