Guabiruba

Evento na Praça Barão de Schneeburg comemora Dia do Arquiteto

IAB organiza diversas atividades no próximo sábado, 14, das 9h às 13h. Às 11h ocorre a posse da nova diretoria
por Assessoria de Imprensa 11/12/2019 às 17:13 Atualizado em 11/12/2019 às 17:24
Gabi Buss

Para marcar o Dia do Arquiteto e Urbanista, o Instituto de Arquitetos (IAB) de Brusque realiza diversas atividades das 9h às 13h no próximo sábado, 14, na Praça Barão de Schneeburg, no Centro de Brusque. O Dia é comemorado todo 15 de dezembro e foi definido em homenagem ao mais conhecido arquiteto brasileiro: Oscar Niemeyer, cuja data de nascimento é 15/12/1907. Também é o dia em que o conselho próprio dos arquitetos, o CAU, começou a funcionar, em 2011.

A presidente do IAB Brusque, Cristiane Damo Bertoli, afirma que é grande a expectativa para o evento. Além de ser um momento de reunir os profissionais, ocorre a interação da classe com toda a comunidade.  “É a nossa maior atividade do ano, em praça pública, para comemorar o Dia do Arquiteto, um profissional atuante na sociedade. Todos que quiserem tirar dúvidas sobre seus projetos, moradias, sonhos, empreendimentos, que venha até a praça que estaremos em um número grande de profissionais”, destaca a arquiteta.

Posse 

Às 11h será realizada a posse da nova diretoria do IAB, eleita em 18 de novembro, quando ocorreram as eleições estaduais de forma online coordenadas pelo IAB do estado. “Foram eleitos os presidentes de todos os núcleos de Santa Catarina e do IAB estadual”, explica Cristiane, que acompanhou a posse do IAB estadual ocorrida no último 6 de dezembro. 

Ela também destaca que o Instituto da região é jovem e que em 2019 foram várias as atividades realizadas entre reuniões mensais e eventos paralelos. “Fizemos várias viagens técnicas, fomos a feiras, visitas em fábricas em São Paulo e Paraná, congressos de arquitetura no Rio Grande do Sul, visitas em Brusque e em toda a região, além de várias palestras. Isso está gerando um ciclo de amizades, união e fortalecimento da profissão”, explana.  

O IAB se reúne mensalmente e, em 2019, foco dos debates foram os setores públicos de aprovação e trâmites de projetos por meio de palestras com a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Observatório Social, Fundema, entre outros.

Nova diretoria

A nova diretoria é formada pelos arquitetos e urbanistas: Marco Teodoro Kohler presidente, Rafaela Fischer Baumgartner vice-presidente, Natalia Schadt diretora financeira, Debora Bataglini secretária e Larissa Bonomini diretora cultural. Eles ficam à frente do IAB Brusque de 2020 a 2022.

“Quero com minha equipe continuar e melhorar o trabalho de participação dos arquitetos e urbanistas  nos diversos espaços de ação comunitária, como os Conselhos das Cidades, do Comupa (Patrimônio Histórico), nos estudos de Plano Diretor, de mobilidade urbana, e todos em que nossa profissão seja importante para a comunidade de Brusque e dos municípios que representamos: Botuverá, Brusque, Canelinha, Guabiruba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Pres. Nereu, São Joao Batista e Vidal Ramos”, declara o novo presidente Marco Teodoro Kohler.

Confira as atividades desenvolvidas:

• Caminhada guiada pelo Centro de Brusque, com arquiteto Ricardo Laube Moritz; 

• Conversa com os arquitetos da cidade presentes no evento; 

• Tira dúvidas gratuito para a população sobre como construir (obras, projetos, licenciamentos, construções, reformas)

• Croquis e pintura de desenhos de arquitetura para crianças e adultos; 

• Exposição de trabalhos e projetos de arquitetura e urbanismo premiados no 6º Prêmio Estudantes IAB+CAU;

• Exposição de projetos para a cidade, elaborados pela Prefeitura de Brusque; 

• Informações sobre a profissão de arquiteto e urbanista: atuação profissional, 

formação, prática profissional, dia a dia da profissão, entre outras. 

• Informações sobre as entidades representativas de arquitetos; 

• Cadastramento de novos associados do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB; 

Fotos: Gabi Buss

Assuntos: Eventos

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp