NOITE DE GALA

Evento premia os melhores curtas criados por alunos da Escola S

O grande vencedor da noite foi o filme 'O Último Suspiro'
por Assessoria de Imprensa Midia Press 17/09/2021 às 06:31
Imagem: Divulgação

“E o Oscar vai para ...” A frase tão conhecida durante as premiações do Oscar em Holywood, ficou mais perto dos alunos da Escola S, de Brusque. Durante o primeiro semestre do ano nas aulas na disciplina de Linguagens e suas Tecnologias, com a professora Juliana Costa Masera, os estudantes foram desafiados a criarem curtas-metragens. Depois disso, surgiu a ideia de fazer uma Mostra de Curtas e na cerimônia de premiação não faltou o tapete vermelho, as estatuetas e todo o glamour do cinema. 

Ao todo foram premiadas 11 categorias, entre elas melhor roteiro, figurino e cenário, filmagem, edição, iluminação, trilha sonora, ator, atriz, conjunto de atores, melhor diretor/tomador de decisões e melhor filme. 

O grande vencedor da noite foi o filme “O Último Suspiro”, das alunas Ana Lara Day; Luana Rodrigues Manuel; Djuliana e Sá Zamiani; e Joanna Visconti. 

O estudante Nicolas Gabriel Imhof, levou a estatueta de Melhor Ator, com o curta: “entrevista”. “Eu gostaria de agradecer bastante o pessoal que se envolveu para fazer para esta noite e eu apoio mais atividades como essa para os próximos anos. Tenho certeza que se você participasse, não iria se arrepender”, disse. 

Já a estudante Ana Lara Day, de  16 anos de idade, foi a grande campeã na categoria melhor edição. 

“A gente deu início ao projeto indo ao cine Gracher, aqui em Brusque, (...) E dentro de sala de aula, passamos, para a parte prática onde criamos nossos curtas, nos  preocupando com cenário, com figurino, com todo o roteiro, com toda a parte de iluminação, de edição e foi uma experiência totalmente diferente. (...) a parte da premiação, todo mundo amou. A gente se achou astros do cinema, ganhando o Oscar”, descreveu. 

A comissão julgadora dos melhores trabalhos contou a presença dos profissionais, Maristela Archer Stoll; Luciano Mafra; Rodrigo Guesser; Junior Cunha e K’roll Oliveira. 

“Faz um tempo que as pessoas vivem em pandemia, as pessoas estão um pouco mais distantes, então este é um momento das pessoas se verem, trabalharem em equipe. Então a experiência é esse momento: do encontro que arte gera. E o processo de conhecer os trabalhos foi muito precioso, pois cada um tinha uma identidade, um discurso, cada um envolvia de alguma forma. (...)muito interessante  ver o quão engajados os alunos foram, muito caprichados os trabalhos  e isso da uma alegria pra gente”, lembrou a diretora, atriz, produtora, contadora de histórias e professora de teatro, K’roll Oliveira. 

O DESENVOLVIMENTO DOS CURTAS

Os curtas foram desenvolvidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, durante seis meses e foram coordenadores pela professora Juliana e pelo professor Marcondes.

“Nosso objetivo foi desenvolver nos alunos competências e habilidades relacionadas às linguagens verbal, artística e corporal, e às diferentes práticas de linguagem. E para entrar neste mundo cinematográfico, os estudantes fizeram uma visita ao Cine Gracher, no Shopping Gracher, na qual conheceram desde o histórico do cinema mundial, nacional, até chegar em nossa cidade com o pioneirismo do grupo Gracher”, explicou a professora Juliana.

No cinema, os futuros cineastas  conheceram a cabine de projeção, a bilheteria e compreendido os motivos de todos os elementos do ambiente: as cadeiras estofadas, a arquitetura da sala, o material que reveste as paredes, o telão e as saídas de áudio. Além disso,  puderam conversar com o proprietário do Cine Gracher, Sandro Gracher Baran.

Os estudantes tiveram ainda, um bate-papo com a diretora do Trama Grupo de Teatro, K’roll Oliveira, sobre os elementos cênicos e indicações de como iniciar o desenvolvimento de um curta, bem como enquadramento, trilha sonora, storyboard e muito mais.

Em seguida os alunos foram divididos em equipes e começaram a produção, com atividades conjuntas envolvendo o conteúdo teórico e atividades da plataforma digital Geekie. Após este processo foi produzido um texto dissertativo-argumentativo (modelo Enem) sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, tema do Enem em 2019 e por último a apresentação dos Curtas e a premiação.

 

Envie seu comentário sobre esta notícia

Seu nome
Seu telefone
Seu bairro
Sua cidade
Escreva sua mensagem pressione shift + enter para adicionar linha
Todos os campos são obrigatórios

Recomendados

WhatsApp